“Filho, desde a juventude, recebe a instrução, e encontrarás sabedoria até tua velhice.” (Eclo 6,18)
Um grande desafio hoje para a Catequese é a evangelização dos adolescentes, principalmente no mundo cibernético imposto pela pós-modernidade, que é potencialmente um emaranhado de relações liquidas e sem compromisso. No nosso contexto, temos várias situações limites em que nossa juventude é triturada pelo pecado traduzido em drogas, prostituição, homossexualismo, violência, lares desfeitos e falta de sentido.
Catequistas, é a vez de nós entrarmos na batalha com tudo e, assim, ajudarmos nossos jovens a encontrar o caminho do céu. E, para isso, precisamos nos armar com todos os instrumentos que Deus e a Igreja nos dão. Temos a Eucaristia, a Bíblia, os Sacramentos, o Terço, e há também homens de fé que pensam em nós, colocando seus escritos a nosso favor.
Nessa motivação, minha dica deste mês é o livro “Catequese com Adolescentes”, de Dom Vilson Dias de Oliveira, da Diocese de Limeira (SP), obra lançada no dia 1º de setembro. Essa obra é fruto de muita oração e de sua tese de mestrado na qual Dom Vilson “quer chamar a atenção de nossa Igreja para os adolescentes”. O acompanhamento especifico, ou seja, a individuação(cuidar de cada um como único) que eu falei em nossos encontros é o grande foco deste livro.
Dom Vilson trabalha assuntos de suma importância para que o adolescente se sinta inserido e se faça membro na comunidade. A partilha de vida, as suas buscas e experiências, o resgate da confiança, o conhecimento e a conquista de valores e o crescimento em “estatura e graça” são as grandes temáticas do autor. Dom Vilson tem como objetivo fundamental: despertar a atenção para a evangelização dos adolescentes das nossas comunidades catequéticas. E ele reforça: “é indispensável envolver os jovens na caminhada catequética das comunidades; engajá-los nos diversos trabalhos e serviços para o bem da Igreja e da sociedade e despertá-los através desse processo.”
Nossa missão de Catequistas é fundamental na Igreja. Evangelizados por Jesus, evangelizadores por convicção. Cabe a nós fazermos frente no exército de Jesus contra o encardido, mostrarmos e levarmos nossos jovens a um encontro pessoal com o Senhor. Fiquem alerta, Catequistas! O céu de muitos depende de nós!
Encontramo-nos na oração.
Seminarista Alex Sandro Serafim
*Seminarista Alex contribui com ótimo material no blog Catequese N’atividade, e nesta semana nos enviou uma ótima dica e assim, achou interessante partilhar com os demais blogs. Caso você queria levar essa dica com você, fique à vontade para publicar no seu blog!
Comments0