Dinâmica Comprimidos da Fé – Metáfora para Reflexão
05/04/2017Como falar da Semana Santa com as crianças – Planejamento
07/04/2017Arrume o ambiente do encontro com cadeiras em círculo e no centro disponibilize:
- Uma cruz;
- Uma mesinha enfeitada com toalha branca e velas acesas para colocar a Bíblia (que estará reservada para o momento oportuno);
- Jarra com água, uma bacia e uma toalhinha (de preferência na cor branca);
- Ramos de palmeira e pedaços de pano (aqueles usados para apresentação de peça teatral);
- Suco de uva, copinhos de café e um pão que dê para todos comerem um pedaço;
- Um bombom debaixo de cada cadeira para o final do encontro.
Início: Receba as crianças com um abraço, e peça que elas sentem em seus lugares e aguardem com atenção, pois será um encontro muito especial.
Escolha uma música acolhedora e faça uma breve entrada da Bíblia, para destacar a Palavra de Deus e a coloque na mesinha. Leia os textos bíblicos que falam da Entrada de Jesus em Jerusalém e também de sua continuidade até chegar a quinta-feira Santa, onde Ele instituiu a Eucaristia. E explique brevemente com suas palavras e a inspiração do Espírito Santo.
Escolha um catequisando para representar Jesus e peça que ele vá passando entre os amigos, esses por sua vez, vão jogando no chão os ramos e as vestes, para Jesus passar com o jumentinho, que pode ser um cabo de vassoura. Explique este momento lindo, da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém… Faça uma oração da Ave Maria e vá para outro tema.
Quinta-Feira Santa: Depois da oração da Ave Maria, distribua os copinhos com suco de uva e peça para eles aguardarem. Leia novamente o texto bíblico que fala a respeito da Instituição da Eucaristia, dessa vez devagar e encenando com os catequizandos tudo o que o texto relata: Tomem o suco e depois repartam o pão, passando uns para os outros. Depois explique o motivo deles estarem ali para fazerem a 1° Comunhão, pois este Sacramento foi o próprio Jesus que determinou que façamos: O corpo e o Sangue sacramentados no pão e no vinho. Faça uma oração do Pai Nosso e passe para outro tema.
Sexta-Feira Santa: Leia o texto que diz a respeito da crucificação de Jesus e relate com cuidado tudo o que aconteceu, sendo Jesus pregado na cruz e condenado pelas mesmas pessoas que o acolheram na sua entrada em Jerusalém (relembre o Domingo de Ramos). Procure destacar a paixão de Jesus por nós, seus filhos amados. Pegue a cruz e deixe a imaginação deles falar mais alto. Peça para passar de mão em mão, para que eles possam observar de perto o sofrimento do amor de Jesus por nós. Reze a oração do Santo Anjo.
Sábado Santo: Faça um momento de reflexão e vigília com eles. Aumente o som e deixe-os à vontade no silêncio de seus coraçõezinhos. Reze a oração do Creio.
Domingo de Páscoa: Cristo ressuscitou. Mostre a cruz com um paninho branco e diga: Ele morreu… mas RESSUSCITOU! Cristo é o nosso senhor! Explique que o importante na Páscoa é isso. Os ovos ficam em 2° plano. Faça perguntas referentes ao encontro, provoque-os. E por isso, por eles terem se comportado bem e prestado atenção nos temas do encontro, você deixou um presente escondido para cada um deles, basta procurá-los. Eles acharão os chocolates.
Termine o encontro pedindo que cada catequizando escolha um amigo e deixe para ele uma mensagem de Feliz Páscoa.
Por: Elaine Catequista
7 Comments
Gostei muito desse encontro, vou utilizar esta ideia com a minha turma. Parabéns! Que o Senhor conserve suas bênçãos sobre este bonito trabalho de evangelização.
Parabéns muito criativo e rico em informações. só fiquei na dúvida a jarra de água qual o momento de usar?
Na verdade Lucivania, pode utilizar a jarra como parte do cenário 🙂
Este site é muito bom, tem contribuído muito para nossa catequese
Parabéns ! Belo e proveitoso encontro.
SIMPLISMENTE AMEI, ME ENCHEO DE EMOÇAO. FAREI CONCERTEZA COM MEUS MENINOS
GRATIDAO, DEUS ABENÇOE.
Fiz hoje o encontro com meus catequizandos, foi uma benção. De muito aprendizado pra eles, e muito divertido.
No final, depois de falarmos tanto sobre a importância de Jesus no período da Páscoa, um deles disse “Mas qual o sentido de termos os ovos de páscoa então?”, eles conseguiram compreender que Jesus é o centro.
Obrigada pela ideia, Deus abençoe a todos!