Dinâmica para suscitar a inclusão

Em prol da inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, nesta dinâmica, os catequizandos irão vivenciar as dificuldades das pessoas com deficiências e também os sentimentos dessas pessoas.

DINÂMICA

Material necessário:

  • Tiras de tecido escuro para vendar os olhos;
  • Tiras de tecido para fazer mordaças;
  • máscaras feitas de papel cartão com lentes de papel celofane com a visão parcialmente coberta por tiras de papel, por círculos colocados bem na frente da íris, etc;
  • Tiras de tecido ou ataduras para imobilizar as pernas;
  • Fones de ouvido ou algodão para vedar os ouvidos;
  • Se houver possibilidade, uma cadeira de rodas e um par de muletas.

Inicie o encontro questionando sobre como cada um vê as pessoas com deficiência e o que acham que elas sentem. Depois de um conversa, convide os catequizandos a fazerem a experiência de um deficiente. As crianças deverão se manifestar livremente sobre qual situação desejam vivenciar. Divida a turma e duas, deixando aqueles catequizandos que não queiram fazer essa experiência, ajudarem os outros.

Distribua o material, vedando os olhos de quem vai vivencia a situação de cegueira; amordaçando e vedando os ouvidos de quem vivenciará a situação de deficiente auditivo; prendendo uma perna de quem vivenciará a situação de deficiente físico; colocando a máscara em quem vivenciará a situação de deficiência visual parcial; Se tiver a cadeira de rodas, colocar ali quem vivenciará a pessoa paraplégica. Enfim, procurar proporcionar a vivência da maioria da deficiências.

Em seguida, sair com os catequizandos para um espaço aberto onde se possa vivenciar as diversas situações enfrentadas pelos deficientes, como calçadas com obstáculos e buracos; etc. Aqueles que ficaram para ajudar os deficientes, cada um deve ficar responsável por  um deles, conduzindo-os para também sentirem as dificuldades por que passam.

Se todos quiserem participar da vivência, depois de algum tempo faça a troca de papeis. Terminada a vivência, deixe que falem sobre o que sentiram e o que perceberam com essa experiência.

Conclua com a leitura orante de Mc 10, 46-52

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