Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Dinâmica Quaresma 2

img

O líder do grupo deve contar o número de membros e cortar o papel na tal quantidade. Ele precisará escrever em todos eles a seguinte frase: “Você é importante.” Quem tem computador em casa pode fazer isso usando o Word, realmente fica mais fácil. Depois disso, os papeizinhos deverão ser dobrados.
Após a inscrição, será pedido ao grupo que se sente em círculo, no chão com as pernas cruzadas ou em cadeiras. O líder deverá falar a todos que não é para abrir o papel enquanto a ordem não for dada.
Depois da distribuição, o chefe do grupo deverá falar que todos deverão abrir o papel quando ele sinalizar, pedir a eles que vejam se tem alguma mensagem, leiam e fiquem quietos. O líder deve dizer ainda que somente os escolhidos por Deus poderão obedecer ao que está escrito no papel, levantar e falar alguma coisa depois.
Quando o líder sinalizar, todos os membros abrirão os papeis para ler e ficar em silêncio.
Depois disso, o líder vai falar novamente que quando ele falar “já” os escolhidos por Deus poderão levantar.
Todos se levantarão e é aí que entra o discurso do líder do grupo. Ele deverá ressaltar que todos são importantes para Deus, mesmo com todos os defeitos e erros, e que assim, essa época da quaresma é perfeita para todos tentarem se arrepender de suas falhas e pedir perdão a Deus e ao próximo. Aquele que tiver conduzindo todo o grupo deve dizer também que somos todos homens, imperfeitos e que nossa caminhada ainda é longa, mas que devemos tentar melhorar a cada dia que se passa e que a quaresma é uma época boa para tentar ver de perto o que pode ser melhorado.
Uma boa dica é após a dinâmica todos fazerem uma reflexão sobre o que é feito ou o que poderia ser feito para sermos pessoas melhores, se a instituição na qual está inserido ajuda o próximo, que ações poderiam ser feitas para que outras pessoas sejam beneficiadas e por aí vai. Tudo isso entrecortado com palavras de amor vindas dos livros que todos levaram.

Outra dica também é levar musicas quaresmais, símbolos da quaresma (clique aqui para saber quais são os símbolos da quaresma), falar das dinâmicas para quaresma e do jejum para melhor absorção da força da época.

Muitas vezes, a bíblia possui palavras complicadas e passagens nada fáceis, mas com a ajuda de um sacerdote ficaria também mais fácil entendê-las. Se o pároco da sua comunidade puder ir à reunião, será melhor ainda. Boa sorte!

13 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *