Há poucas semanas da Quaresma, quando a Igreja também se prepara para vivenciar a Campanha da Fraternidade, a Diocese de Criciúma promove dois estudos formativos para os multiplicadores da campanha deste ano cujo tema é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).
O primeiro encontro aconteceu na noite desta terça-feira, dia 7, no Auditório São João XXIII, que integra o complexo religioso do Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. A formação foi ministrada pelo padre Anésio Ferla e contemplou as comarcas de Urussanga, Nova Veneza, Criciúma (Sul e Norte) e Içara. Na quarta-feira, dia 8, a Paróquia Nossa Senhora da Oração acolhe a formação para as comarcas de Turvo, Araranguá e Santa Rosa do Sul.
“A campanha não se encerra no período quaresmal, o seu sentido deve continuar provocando mudanças e deve ser uma proposta de conversão pessoal e coletiva”, pontua padre Anésio. “A partir do Evangelho de Jesus Cristo somos todos convidados a compreender a realidade e investir em esforços concretos que superem a miséria e a fome”, disse o sacerdote evidenciando a fome, que neste ano é o tema central da CF 2023.
Essa é a terceira vez que a fome é foco da Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.
Comments0