Uso da correspondência na catequese
02/05/2014A construção coletiva do rosto
02/05/2014Objetivo: Resgatar a importância da Declaração dos Direitos Humanos e focar para a questão da liberdade.
Publico alvo: Crianças a partir dos 8 anos, adolescentes e jovens.
Material: Papeís: (cartolina ou canson) verde, amarelo e vermelho. Mural (painel)
Tempo estimado: 45 minutos
Preparar uma caixa de cartões com várias formas: círculos, triângulos, quadrados, retângulos, nas cores verde, amarelo, vermelho. Entregar um para cada pessoa.
Usar as formas para distribuir o grupo em subgrupos, de acordo com a forma.
Dispor em uma folha de papel alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) (procurar nas dicas de sites), e entregar aos grupos para serem discutidos. – Propor que cada um relacione com a vida: os direitos que já são respeitados e os que ainda não são.
Escreve-se nos cartões verdes o que já existe e é reconhecido; nos amarelos o que precisa de mais atenção e respeito; nos vermelhos o que ainda precisa ser alcançado porque ainda não é reconhecido e respeitado pela sociedade ou países.
Após a conversa, cada grupo seleciona um ou dois artigos discutidos para serem apresentados em plenário.
Forma-se um grande círculo, onde cada subgrupo expõe para os demais o que foi conversado acerca dos direitos humanos, ilustrando com fatos vivenciados ou noticiados (de violação, de lutas pelo reconhecimento, de conquistas, mobilizações etc.).
À medida em que conclui, afixa os cartões dos Direitos Humanos no painel (ou parede) dos Direitos Humanos.
O coordenador anota e complementa, se necessário, esclarecendo equívocos e lançando perguntas que ajudem na reflexão.