Outro dia alguém me perguntou: ” o que é dogma?”, e eu não soube responder… poderia exemplificar os dogmas da Igreja Católica, mas não sabia explicar o que era em si, um dogma. E lá corre eu para pesquisar na internet. E assim, pra facilitar a vida de quem como eu, católico apostólico romano, admite que tem muito, muito mesmo a aprender sobre a nossa religião… e sei que vou morrer sem aprender tudo, mas não por falta de interesse …rs… tempo talvez.
Segundo o wickipedia: (deixei os links para você ler mais, caso queira)
Dogma é uma crença estabelecida ou doutrina de uma religião, ideologia ou qualquer tipo deorganização, considerado um ponto fundamental e indiscutível de uma crença. O termo deriva do grego?????, que significa “o que parece uma opinião ou crença”[1] ou senão da palavra ????? (dokeo) que significa “a pensar, supor, imaginar”.[2]
Dogma na religião
Dogmas são encontrados em muitas religiões como o cristianismo, islamismo e o judaísmo, onde são considerados princípios fundamentais que devem ser respeitados por todos os seguidores dessa religião. Como um elemento fundamental da religião, o termo “dogma” é atribuído a princípios teológicos que são considerados básicos, de modo que sua disputa ou proposta de revisão por uma pessoa não é aceita nessa religião. Dogma se distingue da opinião teológica pessoal. Dogmas podem ser clarificados e elaborados, desde que não contradigam outros dogmas (por exemplo, Gálatas 1:8-9). A rejeição do dogma é considerado heresia ou blasfêmia em determinadas religiões, e pode levar à expulsão do grupo religioso.
Os católicos também têm como dogma as decisões dos vinte e um concílios ecumênicos e dois decretos promulgados por papas que exerçam a infalibilidade papal (a Imaculada Conceição e a Assunção de Maria). Protestantes afirmam em graus diferentes partes destes dogmas, e muitas vezes dependem de uma confissão de fé para resumir os seus dogmas.
No Islã, os princípios dogmáticos estão contidos no Aqidah. Dentro de muitas denominações cristãs, o dogma é referido como simplesmente “doutrina”.
***
Dogmas da Igreja Católica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Na Igreja Católica Romana, um dogma é uma verdade absoluta, definitiva, imutável, infalível, inquestionável e absolutamente segura sobre a qual não pode pairar nenhuma dúvida [1]. Uma vez proclamado solenemente, nenhum dogma pode ser revogado ou negado, nem mesmo pelo Papa ou por decisão conciliar[1] Por isso, os dogmas constituem a base inalterável de toda a Doutrina católica[2] e qualquer católico é obrigado a aderir, aceitar e acreditar nos dogmas de uma maneira irrevogável [3].
o sentido deve estar suficientemente manifestado como sendo uma autêntica verdade revelada por Deus [5];
a verdade ou doutrina em causa deve ser proposta e definida solenemente pela Igreja como sendo uma verdade revelada e uma parte integrante da fé católica [5].
Mas, “a definição dos dogmas ao longo da história da Igreja não quer dizer que tais verdades só tardiamente tenham sido reveladas, mas que se tornaram mais claras e úteis para a Igreja na sua progressão na fé” [6]. Por isso, a definição gradual dos dogmas não é contraditório com a crença católica de que a Revelação divina é inalterável, definitiva e imutável desde daascensão de Jesus.
Comments0