O terceiro vídeo da série “Fraternidade em Ação”, fruto de uma parceria entre o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Pascom Brasil, integrada à Comissão Episcopal para a Comunicação, apresenta a experiência do projeto “Santa Dulce dos Pobres – Brechó solidário e Oficinas”, desenvolvido pela Pastoral da Criança da paróquia São João Batista em Panambi, na diocese de Cruz Alta (RS).
Inaugurado em 30 de setembro de 2019 com o objetivo de ajudar as famílias de baixa renda atendidas pela paróquia, o espaço, que funciona ao lado da paróquia, foi ampliado, em 2022, para atender, além do Brechó Solidário e das ações das pastorais, oficinas de corte e costura manicure e panificação.
O apoio do FNS, permitiu ao projeto atender, de 6 de junho de 2022 à 31 de julho deste ano, 14 homens, 45 mulheres e 4 adolescentes.
O padre da paróquia, padre Cleiton Turela Moraes, reforçou a importância do projeto, apoiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade. “Às vezes pensamos que é difícil acessar o recurso. Mas é só fazer o projeto e todas as paróquias podem ser contempladas”, disse.
Segundo a coordenadora paroquial das Pastorais Sociais e Cáritas da paróquia, Clair Bartsch Zanoso, o município é uma cidade de pequeno porte com boa oferta de empregos. Por outro lado, ela conta que as mães com crianças pequenas e sem qualificação profissional, não conseguem colocação no mercado.
Foi esta realidade que faz a comunidade se organizar para oferecer esta oportunidade às mulheres tendo em visa sua autonomia financeira. Neste sentido, o projeto já oportunizou o aprendizado em oficinas de manicure, pedicure e corte e costura.
“Fazemos tudo isto visando a promoção da dignidade de todas as mães. O nosso desejo é que elas não precisem estar aqui toda a semana pedindo alguma coisa e, como contrapartida, produzam seu próprio sustento. Queremos ser autossustentáveis”, disse.
Desta vez quem coordenou a produção local foi a jornalista e coordenadora da Pascom na diocese de Cruz Alta (RS), Greice Pozzato (em destaque na foto de capa). Para ela, foi gratificante poder mostrar um pouquinho do trabalho realizado pela Pastoral da Criança na paróquia São João Batista.
“É sempre bom mostrar boas ações que são realizadas em nossa Igreja, fazem bem para nosso espírito e aquecem nosso coração. É uma troca, sempre aprendemos com as pessoas, pois é um exemplo positivo de se doar pelo outro, voluntariamente”, disse.
Sobre o FNS, a jornalista disse sentir alegria por contemplar a presença do projeto pelo Fundo Nacional de Solidariedade expressa com clareza nos rostos dos agentes da pastoral. “Este recurso realmente vem para fazer a diferença. Entendemos ele como a contribuição da nossa Igreja para que os mais pobres possam mudar sua realidade”, definiu.
Assista ao vídeo:
A cada 15 dias, a Pascom Brasil e o Setor de Campanhas da CNBB estão divulgando um projeto que foi apoiado com recursos arrecadados na Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no âmbito da Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema foi “Fraternidade e Educação”.
Em 2022, os eixos do edital do FNS foram: o eixo 1 “Apoio a projetos educativos”; em razão da pandemia, o eixo nº 2 foi “auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social e o eixo 3 “capacitação para a geração de renda”.
A partir da lista de projetos aprovados pelo Conselho Gestor do FNS em 2022, a Pascom Brasil selecionou um projeto em cada regional que pudesse expressar a realidade e onde também fosse possível contar com o trabalho voluntário de equipe de Pascom com disponibilidade para produzir o material.
Comments0