Uma reflexão sobre a reforma da Igreja
26/10/2018Qual a diferença entre sacramentos e sacramentais?
29/10/2018Ser discípulo de Jesus – Lc 14,25-33
Reflexão
sobre o tema: Leia os dois textos sobre o tema, “O
Seguimento” e “A exigência do Ser Discípulo” que estão
na página Reflexões.
O ENCONTRO
Preparação:
1. Prepare o local com muito cuidado. Disponha as cadeiras ou bancos em forma circular, de modo que todos possam ver uns aos outros. Nenhum lugar deve se destacar, pois, lembre-se de que o trabalho do catequista ou da catequista é apenas levar os catequizandos a se tornarem protagonistas no processo de educação e amadurecimento da fé.
2.No centro do círculo, coloque uma toalha bonita, e sobre ela arrume um vaso de flores, a Bíblia e uma imagem de Nossa Senhora.
3.Providencie papel e lápis coloridos, para que os catequizandos possam fazer um belo desenho.
4.Cada catequizando deverá ter um diário, um caderno onde vai colocar sua meditação a cada dia.
Objetivo do Encontro:
Levar os catequizandos a perceber que para ser discípulos de Jesus, é necessário se desapegar de tudo, vivendo como pessoas livres, mas com amor no coração. Esse encontro é apropriado para adolescentes, jovens ou adultos.
Acolhida:
Faça a acolhida dos catequizandos e catequizandas expressando a alegria pelo encontro. Anime-os a se cumprimentarem e a trocarem um abraço fraterno.
Depois, convide-os a se colocarem em seus lugares e a fazerem uma oração silenciosa de agradecimento a Deus por tê-los chamados para esse lugar. Depois de alguns minutos convide-os a rezarem todos juntos uma oração (pode ser o Pai Nosso, o Creio ou outra oração de abertura do encontro)
Vivência:
Encerrada a oração, peça-lhes para fazerem o desenho de uma flor, bem bonita.
Depois, peça-lhes que escrevam ao lado da flor uma dedicatória, oferecendo aquela flor para uma pessoa que seja especial para elas (explicar que essa pessoa não precisa estar ali, pode ser alguém que já tenha falecido, e pode até mesmo ser o próprio/a catequizando/a).
A dedicatória deve dizer por que essa pessoa é importante para ele/ela.
Enquanto isso, coloque um cartaz bem visível com as palavras: carinho, perdão, compreensão, egoísmo, vaidade, doação, interesse.(pode acrescentar outras, se quiser)
Depois que todos prepararam a dedicatória, cada um deve mostrar sua flor e ler em voz alta a sua dedicatória. Os outros colegas da turma, deverão escolher uma das palavras do cartaz para classificar a dedicatória, de acordo com o que percebem nas palavras.
Depois que todos leram suas dedicatórias, pedir que cada um diga como classificou o texto cada colega, e o porquê. Anotar a classificação de todos.
Refletindo:
Ler o texto do Evangelho Lc 14,25-33 e perguntar a eles o que entenderam. Deixar que falem sobre suas dúvidas e ajudar a reflexão sem impor nada.
Olhando para dentro:
Peça
que façam um paralelo entre o que diz o evangelho, e a escolha da pessoa que ganhará a flor e da dedicatória de cada um. A classificação que os colegas fizeram poderá ajudar cada um a perceber até que ponto sua escolha foi uma escolha livre ou foi uma escolha que demonstra que está preso por sentimentos humanos, contrários ao projeto de Jesus.
Rezando:
Convide
à oração, cada um deve formular uma oração pessoal, a partir de uma frase do Evangelho.
Vivendo a Fé:
Peça a cada um que cole em seu diário o desenho que fez e escreva um compromisso para a semana.
Lembre a eles que todos os dias, durante a semana, devem reservar um tempinho para refletir sobre como estão vivendo o compromisso que assumiram, escrevendo no diário os progressos ou fracassos diante do plano de Deus.
Via Universo Vozes