1. Acolhimento: Acolher cada um individualmente com saudação amiga
JRecordar os acontecimentos da semana santa
JDeixar que falem da sua semana e como foi a páscoa
JVerificar presenças
2. ORAÇÃO INICIAL
JAgradecer pela vida, pelo amor de Jesus por nós (páscoa)
JRezar pelas pessoas que estão sofrendo.
JDistribuir palavras para algumas crianças e pedir para que leiam na ordem e em sequencia – estas palavras formarão um versículo (Gn 17,1) – faremos uma reflexão sobre ele já entrando no tema do encontro.
ANDA – NA MINHA – PRESENÇA, – SEREI O – TEU DEUS
Canto: 3. JOGO “GUIA DE CEGO”: Podem colocar-se obstáculos na sala e definir uma meta. Por exemplo, o lugar onde está sentado. Escolher dois voluntarios e um terá que conduzir o seu colega para que ele não vá contra os objetos ou outras pessoas. O guia dá um toque no ombro direito para que o “cego” dê um passo para a direita; um toque no ombro esquerdo, para a esquerda; empurra ligeiramente para seguir em frente, etc. Não é permitido diálogo. Após fazer as seguintes perguntas para a pessoa que foi guiada: Foi difícil deixar-se guiar? ; Confiaram no vosso guia?
Chave: Há muito tempo atrás A.C, houve um homem que confiou em Deus e se deixou guiar por Ele. Querem saber quem foi?
4. DESENVOLVIMENTO (HISTÓRIA DE ABRAÃO)
5. ATIVIDADE / AVALIAÇÃO
6. ORAÇÃO FINAL: (distribuir estrelas para que escrevam os nomes)
Deus promete a Abraão uma descendência sem fim, tão numerosa como as estrelas do céu. Nós somos os herdeiros da Promessa feita a Abraão. Nós fazemos parte dessa descendência. Em clima de oração, vamos cantar e colar a nossa estrela no painel. Com este gesto, estamos a dizer a Deus que nós queremos fazer parte do povo de Deus, caminhar na sua presença e confiar nEle.
Canto: O Senhor tem muitos filhos
Material para esta catequese:Bíblia; Toalha; Vela; Flores; Lenço para tapar os olhos; 23 estrelas de papel; Pedaços de folhas com as palavras para formar o versículo; cartolina preta com frase ( “Como Abraão, eu quero viver com confiança”, deixar na cartolina já colados bocados de adesivos duplo para cada estrela). __________________________________________________________________________________História de Abraão
Ele era casado com Sara. Veio de Ur, instalar-se em Haran. Naquela epoca o povo acreditava em varios deuses. Um dia, Deus disse a Abrão: “Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai. Vai para a terra que Eu te indicar. Vou fazer de ti um grande povo, vou abençoar-te, Vais ter um nome muito conhecido e serás uma fonte de bênçãos. Por tua causa, todos os povos do mundo serão abençoados.” (Gen 12, 1-3) Abrão e Sara percebem que é Deus, o Senhor do Universo, quem lhes faz este pedido. Então, levando os seus bens e seu sobrinho Lot, partem numa longa caminhada. Abrão tinha 75 anos quando partiu de Haran para Canaan. Abrão confia em Deus, acredita que Deus está com ele e louva-O e agradece-Lhe a oferta da terra que Deus lhe deu. No entanto, Abrão e Sara não são totalmente felizes. Não têm filhos que continuem o seu trabalho e que possam também sentir a felicidade de conhecer Deus.
Mas um dia, Deus diz a Abrão: “Anda na minha presença, farei de ti pai de muitos povos, quero fazer uma Aliança contigo”.
Sabem o que é uma aliança? É um acordo, um contrato, um compromisso de fidelidade, tal como acontece com as pessoas casadas.
Fazem um acordo de fidelidade e vida em comum. E a aliança que usam no dedo é um símbolo desse acordo. Abrão prostrou-se com o rosto por terra e Deus disse-lhe: “A aliança que faço contigo é esta: serás pai de inúmeros povos. Já não te chamarás Abrão, mas sim Abraão. Eu serei o teu Deus e da tua descendência.” (Gen 17, 1-2)
Deus mudou o nome de Abrão que significa “pai elevado” para Abraão que significa “pai de uma multidão”. Abraão não percebia como podia ser pai de inúmeros povos pois ele e Sara já eram velhos e ainda não tinham filhos. Mas Deus promete um filho a Abraão e cumpre a sua promessa. Quando Isaac nasceu, Sara tinha 90 anos e Abraão tinha cem anos!
Abraão e Sara confiaram no Senhor e, com eles, começou a formar-se o Povo de Deus. Abraão acreditou em Deus e a pos nEle a sua confiança.”. Porque fez sempre a vontade do Senhor, Deus prometeu-lhe: Multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu.” (Gen 22, 17)
Vendo a história com olhos da fé:
Abraão é pai de inúmeros povos. Nós aqui presentes somos uma parte dessa descendência. Tal como fez a Abraão, hoje Deus também nos diz: “Anda na minha presença, serei o teu Deus”. Nós tentamos andar na presença de Deus, isto é, fazer a sua vontade? Nós confiamos em Deus? Nós louvamos e agradecemos tudo o que o Senhor faz por nós?
De Abraão começa a nascer um povo que tem a missão deservir somente a Deus e mostra-lo para todas as nações
Comments0