Maria nos ensina o Pentecostes
06/06/2019São José de Anchieta, padroeiro dos Catequistas
09/06/2019Oração Inicial: Oração do Espírito Santo.
Motivação (ver)
– Levar uma plantinha que tenha tronco e galhos e perguntar aos catequizandos se os galhos conseguem sobreviver sem o tronco.
– Mostrá-los que nós somos como esses galhos, precisamos sempre do alimento que nos é fornecido pelo nosso “tronco” que é Jesus Cristo. A seiva da planta, que é a energia que a faz viver, se reproduzir e dar frutos, para nós é o Espírito Santo. O Espírito Santo é que nos enche de vida, coragem, alegria para vivermos como cristãos.
Colocação do Tema (julgar)
Leitura Bíblica: At 2,1-4
– Contar aos catequizandos a história de Pentecostes através da leitura bíblica.
– Falar que o Espírito Santo se manifestou na história cristã através de vários símbolos: vento, nuvem e luz, óleo, pomba, fogo, pomba, mão e água.
– O Espírito Santo é Deus, é uma pessoa da Trindade. Que é um mistério profundo e muito bonito.
– O Espírito surge como vento sobre os Apóstolos reunidos no Cenáculo simbolizando que é Ele quem “sopra” em nós as boas idéias, nos recorda os ensinamentos de Jesus.
– É preciso também mostrar aos catequizandos que para entendermos os ensinamentos de Cristo, precisamos do auxílio do Espírito Santo.
– Falar dos dons do Espírito Santo: fortaleza, ciência, piedade, entendimento (inteligência), temos de Deus e sabedoria.
– Ler com os catequizando Gl 5,22-23 e ensiná-los os 12 frutos do Espírito Santo: caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade.
– Falar também da presença do Espírito Santo no Batismo.
Atividade: Atividade da folhinha de exercícios.
Agir transformador (ação): Fazer os catequizandos perceberem a importância do Espírito Santo na vida deles.
Oração Final: Oração do Espírito Santo.