O encontro em Salvador teve início no sábado, às 8h, com o café, seguido da formação sobre o tema “Fraternidade e Regra do Carmo”. Após a mesma, os jovens foram convidados a fazerem um momento de meditação. Na parte da tarde, ouviram uma segunda palestra, desta vez sobre o tema “Ser irmão”. Às 18h houve a oração do Terço e Celebração da Palavra. À noite aconteceu um momento de fraternidade, com o recreio.
No domingo, a primeira atividade do dia foi a Santa Missa, presidida pelo Frei Alberto Fernandes, O.Carmo. Seguiram-se o café, conversas pessoais, almoço e encerramento do encontro.
Para o vacaionado Zenóbio Castro Filho, “a experiência foi rica e fascinante”:
“Cheguei à fonte para experimentar da água carmelitana e encontrei uma água límpida e boa, doce e frefrescante, como a Virgem Maria, a mãe e rainha do Carmelo. Ter a oportunidade de participar do encontro foi uma graça de Deus, uma experiência nova e maravilhosa, um sentimento enorme de retorno ao primeiro amor”, testemunhou.
Em meio ao barulho incessante do mundo atual, o silêncio do Carmelo traz vida e esperança para a humanidade. Foi essa a experiência feita pelos jovens vocacionados: o silêncio do Carmelo faz-nos ouvir a Deus, rebatendo uma cultura barulhenta e desfigurada. A contemplação é base do carisma camelitano. Nada se faz com perfeição se antes não for iluminado pela contemplação.
“Ver e vivenciar um pouco o jeito carmelita de ser Igreja despertou em mim o desejo ainda maior de conhecer mais profundamente esse carisma que há séculos encanta tantas pessoas. Isso para mim é a prova concreta de que vale a pena arriscar-se”, completou Zenóbio.
A vida de oração, a fraternidade e a missão Profética, deve continuar a existir de uma forma nova e o nosso carisma se atualiza não inventando, mas tornando novo aquilo que nos fez chegar neste século. Oferecer ao mundo nossa vida autêntica de contemplação, oração, fraternidade e profecia é o grande desafio para nós, carmelitas deste século.
>>>Confira as datas e locais dos próximos encontros
Mais informações: (11) 3146-4500 – Falar com Frei João Paulo. Ou pelo e-mail: fradecarmelita@gmail.com .
Comments0