Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Especialização em Pedagogia Catequética dinamiza missão da Igreja no Brasil

Especialização em Pedagogia Catequética dinamiza missão da Igreja no Brasil

A Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o apoio da Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu, em convênio com a Diocese de Goiás, oferece o curso de Especialização em Pedagogia Catequética, com o intuito de formar especialistas para todas as regiões do Brasil. O curso, ministrado há mais de 15 anos, é voltado para catequistas, presbíteros e religiosos na área da catequese.

O bispo de Goiás, dom Eugênio Rixen, afirma que durante esse período já passaram pelo curso pessoas atuantes de vários lugares do Brasil. “Acredito que é um serviço que a diocese de Goiás presta à Igreja no Brasil na linha de formação de lideranças na catequese, de pessoas que coordenam nas dioceses, nas paróquias e mesmo nos regionais”, apontou.

Com os objetivos de incentivar a pesquisa e a produção catequética, fortalecer a caminhada da catequese e capacitar e qualificar catequistas, coordenadores e assessores, o curso ocorre sempre em módulos de aulas presenciais, em janeiro e julho, com dez dias intensivos de aula. Desta vez, realizado de 07 a 15 de janeiro, houve o terceiro módulo da 13ª turma.

Durante o período, os alunos tiveram aulas de Mistagogia com dom Eugênio Rixen; Introdução ao Segundo Testamento: Bíblia II e Metodologia da Pesquisa Científica com o professor Hebert Vieira; Iniciação à Vida Cristã com o assessor nacional da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Jânison de Sá Santos, e Introdução ao Primeiro Testamento: Bíblia I com a irmã Maria Aparecida Barboza.

Anamar Rais foi uma das alunas do curso. Participante da 9ª turma, ela conta que a experiência foi muito importante. “Ajudou muito no meu crescimento espiritual, catequético, na minha missão como catequista e despertou para querer buscar algo mais”, afirmou.

A ex-aluna, que agora é secretária do curso, disse também que quem passa pela experiência sai com a bagagem ampla. “Adquiri um conhecimento muito bonito que não fica só para a nossa questão formativa, mas também pastoral. Os professores mexem com a nossa ação pastoral, com a nossa missão e isso fortalece ainda mais o nosso vínculo catequético”, disse.

O curso promove a articulação e a organização da catequese em todos os níveis, além de dinamizar a missão evangelizadora da Igreja. “Durante todos esses anos fomos melhorando a programação, nos adequando, nos adaptando às grandes e novas orientações da catequese no Brasil, principalmente na linha da Iniciação à Vida Cristã”, aponta dom Eugênio Rixen.

Padre Jânison de Sá Santos, assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, que ministrou uma aula sobre “Iniciação à Vida Cristã” no curso, fez questão de enfatizar que as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) coloca a Iniciação à Vida Cristã como um dos pilares fundamentais. “A Iniciação à Vida Cristã é a transformação radical do cristão para participação no mistério pascal de Cristo, realizado com a mediação da Palavra que leva a fé, mediante os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia”, disse.

O assessor explicou aos alunos sobre a história da Iniciação à Vida Cristã a partir dos primeiros séculos da Igreja até os dias atuais, com ênfase no período pós Conciliar e nos Documentos Eclesiais. “A partir daí fomos delineando a importância da Iniciação à Vida Cristã na Igreja, na formação. Vimos também como deve ser feita a Iniciação à Vida Cristã em nossas paróquias e comunidades”, acrescentou.

Via CNBB

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *