Sempre que começamos mais um ano, um profundo sentimento de gratidão se faz presente em nossos corações. É bem verdade que a linha do tempo é contínua e a mudança acontece mais nos calendários do que na vida, no entanto, existencial e psicologicamente faz toda diferença concluir bem uma etapa e começar outra com entusiasmo e bons propósitos. Isso nos ajuda a estabelecer metas para o futuro, bem como a avaliar o que realizamos no passado.
É muito importante que os propósitos para o novo ano sejam factíveis, isto é, possíveis de ser realizados. Nossos votos são de que a Palavra de Deus ilumine os passos de todos os que nos acompanham pela Revista Ave Maria.
Desejamos que o Senhor abençoe e guarde você (cf. Nm 6,22-27), que sua bênção esteja presente em cada dia deste novo ano. Com algumas palavras do Salmo 66[67], desejamos “Que Deus nos dê a sua graça e a sua bênção”, que são fundamentais para as nossas vidas.
Neste mês, tradicionalmente, comemoramos o Dia Mundial da Paz, comemoração instituída em 1967 pelo Papa Paulo VI, tendo entrado em vigor a partir de 1968. Não só no primeiro dia do ano, mas também em todos os dias precisamos rezar pela paz no mundo e, sobretudo, para que haja paz nos corações das pessoas. A paz não é só um dom que vem do alto, é um compromisso a ser cultivado no fundo do coração e com todas as forças a fim de que sejamos construtores e protagonistas de um mundo de paz.
Vivemos num mundo marcado pela intolerância e pelo radicalismo. Um mundo de paz só se constrói pelo respeito e pela aceitação de quem é diferente de nós.
Neste mês celebramos também a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. É Mãe de Deus por ter aceitado livremente a maternidade divina, como vocacionada do Pai. É o mais antigo entre os dogmas marianos proclamados pela Igreja. O Concílio de Éfeso (431) afirmou a unidade da pessoa de Cristo, proclamando também Maria mãe do Filho de Deus, mãe porque geradora do Verbo encarnado, portanto, Mãe de Deus (Theotókos).
Os pastores vão às pressas ao encontro do Menino Jesus e voltam glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido. Nossas vidas se dividem entre a busca do Cristo vivo e o louvor pelo seu encontro e presença nelas. O encontro com o Cristo por meio da Palavra e da Eucaristia enche nossos corações de santa alegria.
Feliz e abençoado ano novo a todos!
NOTAS MARIANAS
Em 1700, Johann Schmidtner fez uma pintura de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que atualmente se encontra na capela de São Pedro (Sankt Peter), em Augsburgo, na Alemanha. A inspiração do artista veio do livro do Apocalipse 12,1 – “Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol [Mãe de Deus], a lua debaixo de seus pés [Imaculada Conceição] e na cabeça uma coroa de doze estrelas [Mãe da Igreja]” – e da frase de Santo Irineu “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência, desatou-o”. O Papa Francisco tem sido grande divulgador dessa devoção na Argentina.
Comments0