Em 2022, o Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, da Campanha da Fraternidade, beneficiou um projeto voltado à criação de pontos de coleta seletiva em comunidades missionárias de Manaus, no Amazonas. Trata-se do “Projeto Separar para Reciclar”, da Associação de Catadores Filhos de Guadalupe.
A iniciativa reuniu as comunidades das áreas missionárias de Santa Helena, Santa Mônica e Tarumã, para viabilizar formação sobre responsabilidade ambiental, sensibilizando os moradores a realizarem a coleta seletiva de resíduos sólidos. Cerca de 240 pessoas foram beneficiadas pelo projeto.
Jose Assunção da Silva, responsável pelo projeto, explicou que com a ajuda dos recursos do Fundo Nacional de Solidariedade, as comunidades passaram por uma formação sobre as questões ambientais e a política dos 5rs que consiste em repensar os hábitos, recusar produtos que geram impactos, reduzir o consumo, reutilizar os materiais e reciclar o lixo.
“Pensamos no descarte incorreto dos materiais recicláveis e na responsabilidade que devemos ter com o meio ambiente”, afirmou o coordenador.
Posteriormente, o coordenador afirmou que foi possível criar pontos de coleta seletiva nas três áreas missionárias, por meio de pinturas que foram feitas por crianças, jovens e adultos, e dar início ao processo de separação dos materiais para a reciclagem.
Este ano, inspirada na Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é o combate à fome, a Coleta Nacional da Solidariedade acontece nas comunidades católicas no próximo dia 2 de abril, Domingo de Ramos. Com a sua oferta, você ajuda a Igreja a saciar a fome de mais pessoas no Brasil por meio dos projetos como estes apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade.
Você pode doar também por meio do QR code que aparece no vídeo, por meio de um depósito bancário. Doe para a Coleta Nacional da Solidariedade e atenda ao chamado de Jesus: “Dai-lhe vós mesmos de comer”.
No vídeo, abaixo, saiba como doar:
Comments0