A diocese de Limeira (SP) realizou nesta quinta-feira, 24, no município de Araras, um encontro de formação para animadores da Campanha da Fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”. O encontro teve a participação do assessor para Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Luiz Carlos Dias, que propôs uma reflexão sobre os objetivos da CF-2011.
A intervenção do homem na natureza paralelo aos fenômenos naturais que ocorrem de tempos em tempos; o meio ambiente sendo degradado e em contra partida a ocorrência de chuvas intensas, enchentes, aquecimento global foram alguns dos temas propostos pelo assessor.
Segundo padre Luiz, pensar na questão do meio ambiente é urgente, pois chegamos a um ponto que podemos não ter futuramente condições de vida, por isso, a sociedade deve também agir. “Na década de 80 não tínhamos a consciência ecológica que temos hoje, mas tínhamos a preocupação com o meio ambiente. E o que mudamos, o que fizemos?”, indagou o padre.
Para ele, todos falam em busca pelo bem estar, mas com o aumento do consumo e de mercado e o crescimento descontrolado da sociedade, fica difícil conciliar este tipo de desenvolvimento com uma natureza onde seus recursos são mais usados pela sociedade do que deveria. “Hoje tiramos 20% a mais do que deveríamos tirar da natureza”, lembrou.
Durante a formação para o clero diocesano, que ocorreu pela manhã, padre Luiz falou sobre o futuro da humanidade e da natureza estarem entrelaçados e que esta deve ser a questão para o entendimento dos fatos. “Como se dá nossa relação com a natureza deve ser motivo de reflexão. Por isso, é necessária uma conversão ecológica, impulsionados pela fé, onde devemos ser cuidadores da nossa vida”, completou.
O encontro foi organizado pela Comissão Diocesana de Campanhas, que tem como assessor o padre Leandro Ricardo. Os agentes de pastoral e religiosos das paróquias dos 16 municípios que compreendem a diocese de Limeira, também participaram da formação no Centro Cultural de Araras, no período da noite.
Comments0