A série de vídeos “Fraternidade em Ação” chega ao sexto vídeo e apresenta uma experiência voltada para o ensino de informática à juventude da amazônia. A parceria entre o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Pastoral da Comunicação, integrada à Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência, partilha o projeto “Juventude: construindo sonhos”, realizado na arquidiocese de Manaus (AM).
A iniciativa é desenvolvida pela paróquia São Raimundo Nonato, localizada na zona oeste da cidade de Manaus, no Amazonas, e conta com o apoio dos recursos do Fundo Nacional de Solidariedade, composto pela Coleta da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade. Padre John Paul Arockiasamy, pároco local, explica que o projeto surgiu a partir de uma escuta das necessidades dos jovens locais que apontaram o desejo de aprender informática.
Atualmente, o projeto conta com a ajuda de professores voluntários que partilham o saber em informática e semeiam os valores cristãos envolvendo os jovens em outras atividades desenvolvidas na paróquia. Maria Luíza Lahan Lamarão, coordenadora de pastoral paroquial, fica feliz em ver que o Fundo proporcionou a realização do sonho de muitos jovens através da compra de computadores, mesas e tudo mais que foi necessário para sua realização na paróquia.
Para Arthur Beleza Amorim, um dos colaboradores na produção do vídeo, ajudar nessa atividade que contribui para dar visibilidade às ações da Igreja na Amazônia foi uma experiência de alegria e gratidão. Já a Adriana Ribeiro partilhou que ao conhecer um pouco do projeto foi possível constatar um pequeno recorte da vida que pulsa na Igreja.
“Esses jovens que estão sendo capacitados por meio do projeto com certeza levarão esse conhecimento por toda a vida. Um passo a mais em uma longa jornada de formação. E saber que os recursos arrecadados na Campanha da Fraternidade ajudam a mudar a vida desses jovens e de outras pessoas nos faz acreditar ainda mais que a partilha é sempre o melhor caminho que nos leva ao Pai”, disse Adriana.
A cada 15 dias, a Pascom Brasil e o Setor de Campanhas da CNBB estão divulgando um projeto que foi apoiado com recursos arrecadados na Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no âmbito da Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema foi “Fraternidade e Educação”.
Em 2022, os eixos do edital do FNS foram: o eixo 1 “Apoio a projetos educativos”; em razão da pandemia, o eixo nº 2 foi “auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social e o eixo 3 “capacitação para a geração de renda”.
A partir da lista de projetos aprovados pelo Conselho Gestor do FNS em 2022, a Pascom Brasil selecionou um projeto em cada regional que pudesse expressar a realidade e onde também fosse possível contar com o trabalho voluntário de equipe de Pascom com disponibilidade para produzir o material.
Conheça a experiência:
Comments0