A Promoção Vocacional da Província Carmelitana Fluminense (Provocarmo) está iniciando um novo ano de acompanhamento e discernimento. Em 2023, o promotor vocacional e delegado para a Juventude é o Frei Jefferson Ferreira, O.Carm., que há 7 anos ingressou na Ordem do Carmo.
A Província Carmelitana Fluminense agradece ao Frei Márcio Silvan, O.Carm., que deixa a coordenação da Provocarmo, bem como à toda sua equipe, pelos meses de dedicação e pelo importante trabalho de acolhimento, acompanhamento e preparação dos vocacionados em 2021 e 2022.
Natural de Belém do Pará, o novo promotor vocacional ingressou na Ordem do Carmo, em 2016. Em 2017, entrou para o noviciado, em Mogi das Cruzes, professando os votos simples, no dia 21 de Janeiro de 2018. No mesmo ano, entrou na etapa do Juniorato morando no Convento de São Paulo e estudando teologia no Mosteiro de São Bento. No início do ano de 2019, foi enviado para Roma para dar continuidades aos estudos acadêmicos, retornando em 2021 com os estudo concluídos foi residir em Palmas, no Estado do Tocantins, onde no dia 24 de abril de 2022, pode fazer seus votos solenes na Ordem do Carmo. Em 20 de agosto de 2022, em São Paulo, foi ordenado diácono. Frei Jefferson fez parte da equipe vocacional em 2022, ficando responsável pelo acompanhamentos dos jovens da região Norte/Nordeste.
Chamado a seguir Jesus através da Ordem Carmelita, Frei Jefferson partilha que “meu chamado a ser frade carmelita surgiu primeiramente pela minha devoção a Nossa Senhora. Eu fiquei maravilhado em saber que na Igreja tinha uma Ordem que era toda de Maria. Neste instante percebi que estava no lugar certo. Daí por diante fui mergulhando na história, na espiritualidade do Carmelo e me apaixonando cada vez mais por este estilo de vida.”
Com uma caminhada vocacional provada e comprovada no amor, ele conta que acolheu com alegria a nova missão e muita disposição para dar continuidade nos trabalhos que já vinham sendo realizados pelo antigo promotor vocacional.
Ele partilha que um dos principais critérios para ser tornar um frade carmelita, é amar o nosso Carisma Carmelitano, que tem mais de 800 anos de história na Igreja, e viver o mesmo no dia a dia com naturalidade em obséquio de Jesus Cristo.
“Quando entramos para a Ordem e temos a clareza que a nossa vocação é no Carmelo, tudo é perfeito, parece que fomos feitos para estar ali. Portanto, posso dizer que vocação é um chamado de Deus, que se desdobra em uma realidade específica. No caso da Vida Religiosa, em um Carisma específico”, partilha.
Frei Jefferson conta também que este ano é muito especial para a Provocarmo, pois no Brasil está sendo celebrado o Ano Vocacional com o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33), recordando assim os discípulos de Emaús.
“Este lema será a peça chave para trilharmos um caminho de discernimento vocacional, onde como discípulos do Mestre, tendo nossos corações abrasados de um amor incondicional ao Senhor e a sua Igreja, queremos ser discípulos e missionários a partir da espiritualidade Carmelitana”, motiva.
Finalizada, deixando um CONVITE PARA OS JOVENS:
“Não tenham medo de dizer SIM! VOCAÇÃO é um chamado que parte de Deus aos nossos corações. É um convite a segui-Lo. Portanto, é Dom, é Graça e não nos pertence. É uma escolha que vem desde a concepção no ventre materno. Como está em Jeremias 1,5 “Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi”. Cada um precisa somente dizer SIM SENHOR, EU QUERO TE SEGUIR e Deus vai conduzindo a nossa história.”
Para ingressar no grupo da Provocarmo é preciso ter no mínimo 18 anos e ter concluído o ensino médio. As moças são encaminhadas aos grupos vocacionais dos mosteiros. Os rapazes fazem, ao longo do ano, encontros coordenados pelos freis, que acontecem em diversos estados. Para participar é preciso preencher um cadastro e esperar ser contactado pela equipe vocacional.
>> Clique AQUI se você quer fazer o discernimento vocacional.
NÚMERO DA PROMOÇÃO VOCACIONAL:
(11) 9 9443- 3573 (WHATSAPP)
E-mail de contato: fradecarmelita@gmail.com
Comments0