A cada ano, no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – que este ano será celebrado no dia 2 de abril -, acontece a coleta do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), cujos recursos são destinados para as mais diversas ações transformadoras em todo o país. No Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em anos anteriores, projetos de Arquidioceses e Dioceses foram contemplados, beneficiando inúmeras pessoas, como no caso da Diocese de Camaçari, na Bahia. Saiba mais:
O mundo digital está presente no dia a dia de muitas pessoas, mas muitas delas ainda não têm o acesso, seja pela falta de recursos ou até mesmo devido a alguma deficiência física. Sensibilizados por esta necessidade e buscando a inclusão social de crianças, jovens e adultos, projetos e instituições na Diocese de Camaçari foram contempladas com recursos do Fundo Nacional e Fundo Diocesano de Solidariedade no ano de 2022, quando a Campanha da Fraternidade abordou a temática “Fraternidade e Educação”, proporcionando inclusão digital e social.
Na cidade de Camaçari, na Bahia, uma escola que atende cegos e pessoas com baixa visão, o Centro de Apoio a Educação Inclusiva (CAEI), foi beneficiada com recursos do Fundo Diocesano de Solidariedade, com a aquisição de quatro computadores, que possibilitou a criação de um Laboratório de Informática para alunos da instituição.
Atualmente, 120 alunos estão matriculados e 50 deles utilizam o laboratório adaptado, com computadores que possui um sistema ao qual se comunica com o usuário por meio de voz, viabilizando a inclusão digital e o seu uso para deficientes visuais, que adquirem independência no estudo e trabalho levando-os a inclusão digital.
Já em São Sebastião do Passé, após participar do Processo Seletivo, o “Projeto Esportes”, que foi idealizado no ano de 2021 pelo Cônego Reginaldo de Freitas, pôde ampliar suas atividades após ser contemplado com recursos do FNS, criando, na Comunidade Santa Dulce, que pertence a Paróquia Santa Marcelina, um espaço com doze notebooks, onde são ministradas aulas de informática e inclusão digital para cinquenta crianças e adolescentes atendidos pelo projeto.
As atividades desenvolvidas dão a oportunidade de aprendizagem e inclusão para os menos favorecidos, além de levar acesso à tecnologia e oficinas de informática, como uma alternativa saudável para essas crianças e adolescentes utilizarem o tempo livre de forma proveitosa.
SEJA UM PROMOTOR DAS AÇÕES SOLIDÁRIAS
Este ano, o Fundo de Solidariedade vai contribuir para diversas iniciativas de combate à fome em todo Brasil. Você pode ser um apoiador desta causa através da Coleta Nacional de Solidariedade que vai acontecer em todas as comunidades católicas no Domingo de Ramos, dia 02 de abril.
Sua contribuição vai ajudar a Igreja a saciar a fome e apoiar projetos de promoção humana.
*Com a colaboração de Kivia Matos / Diocese de Camaçari
Comments0