O mês vocacional é um mês propício para refletir sobre o chamado de Deus. Não há idade certa ou momento certo para ouvir a voz de Deus, por isso é importante estarmos atentos aos apelos do Senhor. Se você sente o desejo de discernir sua vocação, procure um acompanhamento vocacional. Na Província Carmelitana Fluminense, contamos com a PROVOCARMO, a equipe de serviço vocacional que poderá trilhar com você um caminho de discernimento.
Confiram o testemunho vocacional da Irmã Maria Cecília, Ordem do Carmo, que era Enfermeira, mas se descobriu Carmelita aos 41 anos e ingressou na vida religiosa.
“Por isso eu te convido para que reavives o Dom espiritual que Deus depositou em ti…” (2Tim 1,6)
Sou Irmã Maria Cecilia O.Carm, juniorista no Mosteiro Carmelita da Antiga Observância Flos Carmeli , Jaboticabal-SP. Há sete anos recebi orientação espiritual de Pe. Eliel, da Paróquia São Joaquim e Santana- município de Santa Ernestina/Diocese de Jaboticabal, cidade próxima de Guariba onde residia com meus familiares.
Em 2014, iniciou fortemente o processo de tomada de decisão vocacional. Avaliando minha vida, a realização profissional não estava respondendo ao sentimento de paz e alegria que almejava. Eu sentia que algo precisava ser feito, porém não conseguia entender o que seria. Com meus 41 anos não queria pensar na vida religiosa, pois numa busca frustrante aos 19 anos achava melhor não tentar novamente. Acreditava que era um chamado para assumir algo como uma leiga mais atuante na própria comunidade.
Comecei a pedir a Deus …” qual o chamado para mim?”. Com isto, fui notando que as pessoas/amigos/familiares/consagrados estavam me ajudando direta e indiretamente nesta busca. Numa conversa com um padre disse: “Eu sinto como que um amigo estivesse me pedindo ajuda, mas não consigo saber como ajuda-lo, o que sei é que tem que ser rápido…”.
Este ano de 2014, considero o ano de preparo para a entrega radical ocorrida em 2015. Cada mês ocorria uma nova descoberta dos planos de Deus, novos caminhos iam se apresentando, as orações aumentando, a leitura da Sagrada Escritura mais presente. Daí, minha mãe acompanhando tudo de perto complementou: “isto é sinal que você está se aproximando mais de Deus”. (Fica aqui registrado minha eterna gratidão a todos e de modo especial a minha querida Mãe, catequista da Primeira comunhão, Perseverança e Crisma, minha companheira nesta caminhada a Deus.
Entre consolações, dúvidas, apegos e a relutância de entregar-se à Vontade de Deus, minha pergunta ficava ecoando com mais força…” qual o chamado de Deus para mim?” A resposta veio numa missa (fevereiro 2015), compreendi que o Senhor me queria bem perto Dele. Procurei o Pe. Eliel para conversar e após expor toda minha trajetória, ele me aconselhou procurar o Carmelo em Jaboticabal. Fiquei de início assustada, pois conhecia o Carmelo em Barão Geraldo/Campinas-SP, onde participava da Eucaristia antes de ir a Faculdade. A questão da clausura era algo que até o momento não havia pensado. O Pe. Eliel disse: “ leve este presente as IRMÃS CARMELITAS (boneca de Santa Teresinha) e complementou: “ deixe que Santa Teresinha cuide do que vier…”. Após três dias desta conversa tive coragem e vim para o Mosteiro trazer o presente. Fui muito bem recebida, conversei com a mestra do noviciado Ir. Silvana, agendei um dia para passar no mosteiro. Saí bem tranquila e feliz. Voltei antes do combinado junto com minha mãe para uma missa de domingo. Foi tudo muito rápido, conheci em 27 de fevereiro e 30 de março iniciei minha vivencia na dinâmica do mosteiro, participando de todas as atividades. Em 30 de abril entrei definitivamente e aqui estou agradecendo a Deus o Convite de reviver o Dom espiritual que Ele depositou em mim.
Deus prepara um aconchego espiritual para cada um de nós! Entrei para fazer a experiência na semana Santa, acredito que envolvida com a entrega Maior de Jesus me fortaleceu na decisão de …entregar tudo a quem é dono de tudo… entregar tudo e esperar que Ele aceite a oferta… entender que tudo não pertence a nós, pois somente somos administradores… Foi assim e é até hoje, na simplicidade do meu coração a cada dia entrego aquilo que acredito que tenho, e a Sua Misericórdia vai me conduzindo segundo sua Vontade.
Hoje consigo compreender que Deus foi aos poucos me guiando para valorizar a riqueza da vida claustral e da estrutura monástica como um caminho que proporciona ficar pertinho de Deus. Esta vida consagrada radical possibilitou reconhecer a reciprocidade afetiva pela experiência de presença e diálogo interior que isto incluiu. “A minha alma encontrou paz, agradeço muito a Deus pelo lugar que Ele preparou para que eu o Louve e trabalhe com alegria para a civilização do Amor.
“… Vem eu mostrarei o que ainda estais a procurar…” a você que está a procurar conte com nossas orações, rezamos para que tenha pessoas certas em seu caminho. Se Deus fechar alguma porta, com certeza Ele abrirá janelas que te trarão emoções mais doces e belas que nem havia imaginado! Acredite e lembre-se mantenha-se fiel e atenta para que quando Ele chamar, você o ouça! Pergunte ao Senhor da Messe o que Ele quer para você. O Carmelo está aberto aqueles que querem conhece-lo!
Sou grata ao Carmelo! Respondeu minhas necessidades mais autênticas, aqui na comunidade com a oração o anúncio de Jesus Ressuscitado ultrapassa os muros, somos atualmente em oito irmãs, porém com a comunhão como membro eclesial o coração orante deste Mosteiro está grande e forte, para salvar, encorajar, alegrar, acalentar muitas almas. Estamos aos olhos do mundo ‘escondidas’, porém vivas e fraternas para com toda a humanidade! Nossa oração com ajuda do Espirito Santo não erra o endereço! A todos sintam-se acolhidos em nossas orações.
“Pela mão te conduzi à terra do Carmelo para provardes dos seus melhores frutos…” vim, estou provando e dividindo um pouco com cada um de vocês que dividiu um tempo de sua história para conhecer uma pouco da minha. Pela atenção agradeço.
Com carinho e orações,
Irmã Maria Cecilia O.Carm.
Mosteiro Flos Carmeli- Jaboticabal-SP
Comments0