O “Arquivo A” que vai ao ar nesta quinta-feira (15/2), às 21h, na TV Aparecida, traz a história da Campanha da Fraternidade, projeto de evangelização e conversão da Igreja no Brasil, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que completa 60 anos este ano.
A repórter Camila Morais viajou ao Rio Grande do Norte para conhecer o início dessa iniciativa. Na reportagem, será mostrado o surgimento da campanha na região, que passava por transformações sociais. E também com a chegada das Irmãs Vigárias, que são as Missionárias de Jesus Crucificado, na cidade de Nísia Floresta, onde a cultura da solidariedade foi colocada em prática.
O Portal da CNBB aproveitou a passagem da jornalista pela sede da Conferência por ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade na Quarta-Feira de Cinzas, 14 de fevereiro, e conversou com ela sobre os bastidores da produção do documentário. Segundo ela, o programa especial vai mostrar as seis décadas de evangelização e conversão propostas pela Campanha da Fraternidade.
“A equipe da TV Aparecida foi em Nísia Floresta (RN) onde tudo começou, conversamos com as comunidades locais, com as irmãs Vigárias, que também ajudaram muito no início, e o seu desejo de promover uma cultura da solidariedade, o que hoje a Campanha busca fazer”, disse.
Segundo Camila, o programa também vai relatar como a influência de dom Eugênio Sales, então arcebispo de Natal na época, e dom Hélder Câmara, então secretário geral da CNBB, expandiram a experiência bem sucedida da campanha nacionalmente.
A equipe de jornalismo da TV Aparecida ainda viajou para Minas Gerais para destacar os projetos que são financiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é fruto da Coleta Nacional da Solidariedade realizada sempre no Domingo de Ramos em todas as paróquias do Brasil.
“Visitamos projetos que foram financiados pelo FNS e mostramos o quanto eles promovem a autonomia, geram renda e promovem a sustentabilidade das comunidades”, adiantou.
Depois, a reportagem leva os telespectadores para uma incursão de seis décadas pela história dos temas da Campanha da Fraternidade, a produção de hinos e a influência nos debates na sociedade, até mesmo com a criação de algumas leis.
E por fim, a produção vai explicar a proposta da Campanha da Fraternidade de 2024, que teve início na quarta-feira de cinzas e tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
Serviço:
“Arquivo A”, quinta-feira, às 21h
Comments0