Ao iniciar a celebração, ele dirigiu uma palavra aos freis, destacando ser necessário manter a total atenção ao mistério celebrado, tanto na Santa Missa, como nos trabalhos do próprio Capítulo Provincial, pois são momentos especiais da Graça:
“Irmãos, estamos presentes, estamos atentos. O nosso Senhor vai passar e não queremos perder o momento da Graça, que é a Missa, mas também é o nosso Capítulo. Estamos presentes. Mas também estejamos atentos. O Senhor vai passar”, disse.
>>>Leia também: Tem início Capítulo da Província Carmelitana de Santo Elias
Em sua homilia, o Prior Geral destacou o tema do Espírito Santo, da comunicação, da luta contra a divisão, da escuta atenta aos irmãos e da verdade.
Confira a íntegra da homilia (foi mantido o tom coloquial):
“Não pensava em começar a oração do Capítulo pensando no pecado que não encontrará perdão, não é o melhor pensamento, talvez. Mas este Evangelho (cf Mc 3,22-30), dessa noite, nos indica um elemento que cada Capítulo tem que tratar e enfrentar: a possível divisão que pode existir entre os irmãos. Divisões de opiniões, divisões de sentimentos, divisões de política, divisões de visão.
O Evangelho fala também do Espírito. A motivação da vossa celebração esta noite é a oração ao Santo Espírito, para que nos ajude na celebração deste Capítulo. O Espírito Santo é o grande agente de comunicação. Toda a vida é comunicação: Vida comunitária, é comunicação; liturgia, é comunicação; contemplação, é comunicação; porque é tudo obra do Espírito Santo. E a nossa tradição carmelita nos ensina quanto e como nós participamos da comunicação da Santíssima Trindade. Dentro da Santíssima Trindade toda a vida é comunicação.
Um Capítulo Provincial, um Capítulo Local, um Capítulo Geral, são todos momentos, celebrações, de comunicação. Entre nós, nesses dias, vai haver uma comunicação e nós queremos que a comunicação seja pura e completa, plena, sem obstáculos. E esse é o dom do Espírito Santo. É sinal que estamos colaborando com a comunicação do Espírito Santo. Então, posso usar muitas palavras, vamos escutar muitas palavras, e essas palavras são os veículos da comunicação.
Queremos, talvez, que esse Capítulo seja como um grande momento de lectio divina. A gente vai dar a mesma atenção à palavra do irmão que normalmente, na lectio, damos à Palavra escrita do Senhor; e vamos também questionar os significados das palavras do irmão, para detectar a comunicação do Espírito, e a comunicação do Espírito nos revela a vontade de nosso Deus.
A verdade, que encontramos no Salmo dessa noite (cf Sl 88), é a condição de nosso trabalho. A condição. Tudo tem que ser expressão da verdade. Buscar a verdade; detectar, discernir a verdade. O conteúdo do Capítulo tem que ser a verdade das nossas vidas, a verdade do próprio senhor, o desejo de salvação de nosso senhor; e a motivação de tudo que vamos fazer tem que ser uma motivação muito profunda, que poderia ser o amor. A verdade e o amor que vão juntos. Mas tem uma motivação ainda mais profunda que o amor: é o mesmo Espírito Santo, a motivação. Mas a expressão maior da obra do Espírito é o amor.
Maria nos ensina como viver esses momentos de comunicação: No momento do encontro com o anjo ela escuta a Palavra, detecta questionando o seu significado, e com palavras escolhidas para esse momento na história ela responde; com poucas palavras, palavras essenciais, palavras que levam, portam a salvação; a salvação nossa. Onde o Espírito Santo comunica, lá encontramos a salvação. Somos uns para os outros agentes de comunicação, de salvação.
Que a nossa Mãe nos ajude neste momento, para que esse Capítulo seja um momento de profundo discernimento e renovado compromisso no Espírito do Amor.”
O Capítulo Provincial 2020 acontece de 27 a 31 de janeiro.
Fotos: Reprodução de transmissão/Olhar Jornalístico
Comments0