Com muita alegria, a Província Carmelitana de Santo Elias recebeu 12 novos postulantes. A acolhida aconteceu no domingo, dia 7 de fevereiro, na missa de abertura do Postulantado 2021, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes (SP), presidida pelo Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.
Após um ano de belo trabalho e acompanhamento da equipe vocacional da Provocarmo Frades Carmelitas, recebemos: Fábio Victor – Presidente Médici (Ro); Henrique – São Pedro d’Aldeia (RJ); Paulo Victor – Brasília (DF); Marcos Abreu – Cidade Ocidental (GO); José Afonso – Curvelo (MG); José Marques – União (PI); Victor Hugo – Belo Horizonte (MG); Miguel Assunção – Itaúna (MG); Marcos Nicola – Ibitinga (SP); Gregório – Manaus (AM); Edson Lázaro – Barueri (SP); e Lucas Patriota – Goiânia (GO).
Em sua homilia, comentando o evangelho do domingo, o Prior Provincial destacou que pode-se encontrar no texto três características de Jesus: ser servidor, ser missionário e ter vida orante.
Frei Adailson pontuou que assim como Jesus se dirigiu à sogra de Pedro, ele vem ao nosso encontro, sendo sempre dele a iniciativa, e que todos os que são tocados pelo Cristo devem ter, a exemplo daquela mulher, a disposição ao serviço. Ela, após ser curada, imediatamente se colocou de pé e começou a servi-los.
“Não dá para ser seguidor e seguidora do senhor se não nos colocarmos ao serviço dos irmãos e das irmãs. Uma vez que fazemos a verdadeira experiência de Cristo, ele nos coloca a serviço do nosso próximo. (…) Não dá para seguir o senhor e continuar estáticos, parados. Os discípulos e discípulas de Cristo se colocam em movimento”, disse.
Ao final da homilia, o Prior dirigiu uma palavra aos novos postulantes. Confira a transcrição (mantido o tom coloquial):
“Vocês, que hoje estão iniciando esse processo formativo na Ordem do Carmo, saibam que a formação é gradual e contínua. É um processo na nossa vida, em que o primeiro ponto fundamental é a paciência: é através de um processo paciente, que vocês vão deixar Deus conduzir as suas vidas.
O nosso processo de formação, a nossa Ratio, vai dizer o seguinte: cada um é responsável pelo seu processo de formação. Logicamente existem o Frei Renê, o Frei Silvio e o Frei Gabriel, uma comunidade formadora por trás, que vai ajudar, mas o protagonista da formação é cada um de vocês. E, portanto, é dentro dessa dinâmica que devem cada vez mais buscar responder o chamado de Jesus na vida de vocês.
Existem três pilares na Ordem do Carmo que são fundamentais na vida de vocês, para poderem dar os passos seguintes do processo formativo:
O primeiro é a vida comunitária. É nela que crescemos e nos conhecemos; é através dela que somos chamados a dar testemunho radical de Jesus Cristo. É o lugar por Excelência da experiência de Deus. Portanto, vocês que hoje estão iniciando na Ordem do Carmo, postulando fazer parte definitivamente dessa família, saibam que a vida Comunitária é um valor fundamental.
Outro pilar de nosso carisma é a vida de oração. O carmelita é esse homem que é chamado a ser orante, a viver em profunda intimidade com o Pai. Não pode haver preguiça na vida daquele que quer ser carmelita. Precisa investir o seu tempo, e o seu tempo é precioso para a qualidade da vida de intimidade com o Senhor. Quando nós olhamos a vida dos grandes santos e santas do Carmelo, passando por Santa Maria Madalena de Pazzi, São João da Cruz, Santa Teresa D’Ávila, Santa Teresinha do Menino Jesus, o próprio Beato Tito Brandsma, e tantos outros santos e santas do Carmelo, a vida de oração é marcante na vida desses homens e dessas mulheres e, portanto, não pode faltar na vida daquele que quer ser carmelita.
Por último, a vida de missão. Carmelita não é só para viver em comunidade; não é só para viver em oração; mas esses elementos nos levam a um comprometimento com a vida do nosso próximo, e de uma maneira muito especial, com aqueles que mais precisam da nossa ação e missão evangelizadora. São João Paulo II nos disse que a Ordem do Carmo é uma verdadeira escola de santidade, e é uma escola que não ficou lá no passado, é uma escola no hoje, no presente da nossa história. Mais do que nunca precisamos de homens santos para responder os tempos de hoje.
Vocês são chamados a viver da fonte da espiritualidade carmelitana e a levar o testemunho do seguimento a Jesus Cristo a todos os irmãos e irmãs. Não tenham medo! Desafiem-se cada vez mais nesse processo de formação. Sejam ousados! Dentro da Ordem do Carmo, sejam homens que realmente deixam-se desafiar por Cristo no seguimento radical a Ele, olhando sempre para figura de Nossa Senhora, aquela que diariamente renovou o seu sim a Jesus Cristo e, através de um ato de liberdade contínuo, respondeu com amor e disponibilidade ao Senhor.
Que vocês, meus queridos postulantes, que iniciam hoje esse novo ano da graça do Senhor em suas vidas, não percam tempo: vivam esse ano da Graça do Senhor; vivam com fidelidade, com amor, com alegria e com disponibilidade; mas, sobretudo, com testemunho de ser postulantes carmelitas para a Igreja e a Ordem do Carmo! Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo.”
Comments0