A Eucaristia pelo aniversário de fundação do Mosteiro foi presidida pelo Bispo da Diocese de Nossa Senhora do Carmo de Jabuticabal (SP), Dom Eduardo Pinheiro, e concelebrada pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm., que proferiu a homilia; por Dom Milton Kenan, irmão da Ordem Terceira do Carmo; e pelos padres convidados presentes.
Em sua homilia, Frei Evaldo destacou o caráter contemplativo do Flos Carmeli e a importância da vida contemplativa carmelita para o mundo.
“O Mosteiro ao longo destes 70 anos tem sido, e deve sempre ser, casa de oração. Como um farol para o navegante em alto mar, a vida contemplativa carmelita indica o caminho para Jesus. Por isso o Mosteiro Carmelita é Porto Seguro para toda a cidade de Jaboticabal e toda a Diocese. Recordando as palavras do Papa Bento XVI, do Mosteiro deve exalar o ‘oxigênio verde da oração’.”
O Provincial também recordou o ideal de Dom Gabriel Bueno Couto, que como Bispo Auxiliar de Jaboticabal, teve a feliz inspiração de fundar ali o primeiro Mosteiro de Monjas do Carmo no Brasil.
O Prior encerrou desejando que o Mosteiro de Jaboticabal continue sempre a ser o refúgio de oração e fé “tanto sonhado por Dom Gabriel, para todos nós, navegantes no oceano da vida”.
Novena
Em preparação a esse dia festivo, foi realizada uma Novena que envolveu todos os paroquianos no louvor a Deus pelas sete décadas de presença contemplativa e orante das monjas carmelitas na circunscrição da paróquia e na Diocese. Participaram da Novena Frei Marcelo de Jesus Maciel, O.Carm., Delegado Provincial das Monjas; e Frei Batista Wanders, O.Carm., Capelão do Mosteiro. Para cada dia houve um tema específico de reflexão.
Confira alguns momentos da Missa e da Novena:
Comments0