A Igreja no Brasil se prepara para a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada em 2023, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O sínodo é um processo de dois anos, dividido em fases distintas, começando em outubro de 2021 e culminando com a “fase da Igreja universal” na tradicional assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano, em outubro de 2023.
Nos dias 9 e 10 de outubro, em Roma, o Papa Francisco abriu a primeira fase do processo de escuta do povo de Deus nas dioceses do mundo inteiro. Em comunhão com toda a Igreja, as dioceses do Brasil iniciaram a fase local do sínodo.
Fonte: CNBB
Uma entrevista coletiva na sala de imprensa da Santa Sé, no dia 19 de outubro, apresentou o novo aplicativo de oração do Papa – Click To Pray 2.0 – e o site de oração pelo Sínodo.
Desde 2016, o Click To Pray é a plataforma de oração do Papa, para ajudar a rezar pelos desafios da humanidade e pela missão da Igreja expressos nas intenções do Santo Padre. O Click To Pray, disponível em sete línguas, já atingiu mais de 2,5 milhões de pessoas em todos os continentes.
CLICK TO PRAY E O SÍNODO
O diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, Padre Frédéric Fornos, si, explicou que o aplicativo vai apoiar o processo espiritual do sínodo. Entre as propostas, a oração pela Igreja local, com as intenções que as conferências episcopais desejarem. Outra novidade é o site de oração pelo sínodo.
“Hoje, junto à secretaria-geral do sínodo e à União Internacional das Superioras Gerais, a Rede Mundial de Oração do Papa apresenta um site para rezar por uma Igreja sinodal, onde todo o povo de Deus poderá partilhar as próprias orações”, anunciou.
“Sonhamos e criamos este site, prayforthesynod.va, como um espaço virtual contemplativo, em que cada crente pode compartilhar sua oração por uma Igreja sinodal. Queremos acompanhar todo o caminho sinodal com uma atitude de oração e escuta profunda, premissa indispensável para o discernimento comunitário ao qual o Papa Francisco convida toda a Igreja”: quem isso afirmou foi a responsável pela comunicação da União Internacional das Superioras Gerais, Patrizia Morgante.
A abertura oficial do site para os mosteiros foi no dia 19 de outubro. Para todos, será no dia 1° de novembro, Dia de Todos os Santos.
O PERFIL DO PAPA NO CLICK TO PRAY
O secretário do Dicastério para a Comunicação, Monsenhor Lucio Ruiz, também presente na coletiva, destacou que a plataforma Click To Pray – acessível via aplicativo, site, Facebook, Twitter, Instagram e YouTube – é um instrumento bom e oportuno para a comunhão, isso uma vez que oferece espaço de comunidade e apoio na e para a oração.
“As novidades da nova plataforma propõem uma maior interação com várias redes e comunidades eclesiais e novas possibilidades para nos acompanhar de modo personalizado na nossa vida espiritual”, afirmou.
Monsenhor Ruiz também mencionou a importância das redes sociais do Papa para chegar ao coração das pessoas. Nesse sentido, além de Twitter e Instagram, agora também há um perfil de oração do Papa no Click To Pray.
“É uma grande alegria poder apresentar, nestes dias, não somente a nova versão do Click to Pray, mas a sua abertura dinâmica ao processo que a Igreja começou a percorrer com o sínodo”, concluiu Monsenhor Ruiz.
NOVIDADES
O aplicativo acompanha seus usuários na oração pessoal e comunitária. É proposto um ritmo cotidiano de oração em três momentos do dia: manhã, tarde e noite. As propostas são simples, concretas e adaptadas à vida cotidiana.
As novidades da versão 2.0 são a escola de oração e a agenda de oração. Quem explicou sobre isso na coletiva foi a coordenadora internacional do Click To Pray, Bettina Raed. Ela também é diretora regional da Rede de Oração do Papa na Argentina e Uruguai.
A agenda permite ao usuário organizar os conteúdos e horários das orações. Assim, possibilita personalizar a forma de rezar. “Outra novidade é que o Click To Pray oferece uma escola de oração com conteúdos que ajudam a formar e aprofundar a oração e muitos desses provêm da experiência das catequeses do Papa Francisco e do tesouro espiritual da Igreja, assim como outros conteúdos de projetos globais, como a Palavra do Dia, do Vatican Media, e do Twittando com Deus”, explicou Bettina.
A coordenadora também falou sobre a ligação com o processo sinodal, uma conexão com os conteúdos do site de oração do sínodo: “Esses conteúdos serão colocados em evidência, no início incluirão as orações dos mosteiros e das igrejas locais e depois de todo o povo de Deus”.
EXPERIÊNCIA PROFUNDA DE ORAÇÃO
O gerente de projeto do aplicativo, Juan Ignacio Castellaro, também participou da coletiva de hoje. Ele explicou que o novo desenho gráfico da plataforma coloca em destaque a oração do Papa. O usuário pode acessar de maneira intuitiva cada um dos seus conteúdos principais. Castellaro ressaltou ainda que essa atualização foi feita especialmente a partir da escuta de testemunhos diversos. Foram ouvidos jovens, adultos, homens e mulheres que usam o Click To Pray: “Esperamos que esta renovação seja uma boa oportunidade para oferecer um serviço de qualidade e ajudar toda a Igreja a caminhar junta e orar uns pelos outros”.
Fonte: Canção Nova
A Prefeitura da Casa Pontifícia anunciou que, no dia 5 de novembro, o Papa Francisco celebrará a santa Missa na sede romana da Universidade Católica do Sagrado Coração por ocasião dos sessenta anos da inauguração da Faculdade de Medicina e Cirurgia.
A Universidade Católica do Sagrado Coração é responsável pela gestão do Hospital Agostino Gemelli de Roma, onde o Papa foi internado de 4 a 14 de julho para uma cirurgia no cólon.
A universidade tem sua sede principal em Milão e foi fundada em 1921 pelo médico e religioso Padre Agostino Gemelli e por Armida Barelli, da Terceira Ordem Secular de São Francisco, cofundadora do Instituto Secular das Missionárias da Realeza de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O Papa celebrará a missa às 10h30, hora de Roma. Francisco sempre esteve muito próximo dessa instituição educativa de referência na Itália. Por ocasião do seu centenário, em 18 de abril de 2021, após a oração do Regina Coeli no Palácio Apostólico do Vaticano, o Papa felicitou a universidade pelo seu aniversário. Na ocasião, destacou o “valioso serviço para a formação de novas gerações” e manifestou o desejo de “que continue a cumprir a sua missão educativa de ajudar os jovens a serem protagonistas de um futuro rico em esperança”.
Junto com o Padre Agostino Gemelli e Armida Barelli, Ludovico Necchi, Francesco Olgiati e Ernesto Lombardo participaram da fundação da instituição. Como informa o seu site, a Universidade Católica do Sagrado Coração é o maior ateneu católico da Europa.
Sua sede é em Milão, mas ela tem um forte vínculo com toda a Itália por meio de seus cinco campi em Milão, Piacenza, Cremona, Brescia e em Roma. Além disso, administra a Policlínica Universitária Agostino Gemelli de Roma.
Em seus cem anos de história, a Universidade Católica do Sagrado Coração formou muitos dos líderes do país: políticos, altos funcionários, juízes, acadêmicos, intelectuais, empresários, professores, profissionais, bispos, jornalistas e escritores.
Fonte: ACI Digital
Comments0