O uso do jornal na catequese:
– favorece a criatividade do grupo;
– provoca participação e interesse;
– ajuda a sensibilizar e assumir uma consciência crítica diante das notícias;
– ajuda a analisar a realidade e a ter prática mais comprometida.
Criando um jornal, por mais simples que ele seja, favorece a organização, o planejamento, a reflexão. Possibilita, ainda, a entre- ajuda, a responsabilidade, e o comprometimento com aquilo que se escreve.
Na catequese, o jornal pode ser trabalhado de duas formas:
O uso do jornal, presentes na comunidade ou na cidade
a)Leitura e discussão, buscando nele os valores e os contra – valores
– Debate sobre alguns temas escolhidos, como: juventude, realidade social, questões religiosas, política, trabalho, direitos…
– Fazer uma pesquisa sobre temas, que se referem à criança e à juventude e apresentar ao grupo, em forma de júri simulado, isto é, um grupo na defesa e outro na acusação, analisando o que favorece e o que não constrói.
– Comparar notícias, fatos, acontecimentos com algum texto bíblico. Exemplo: Ex 1,8-22, com as situações vividas pelo nosso povo.
b)Uso do jornal como sucata:
– Serve para recortar e colar;
– Dobrar e modelar;
– Recortar para formar um jornal mural;
– Usar para desenhar com giz de cor, molhado em cola e água;
– Usar tiras de papel jornal para montar símbolos, mensagens, parábolas, personagens e cenas bíblicas, palavras…
– Recortar palavras e formar frases bíblicas;
– Colar palavras e ir, formando um símbolo. Ex: Palavras ligadas à Vocação e com elas ir, formando um barco, ou uma rede ou ainda um caminho.
Criar, dentro da catequese, um pequeno jornal
– Criar uma equipe responsável;
– Fazer levantamento de possíveis nomes para o jornal;
– Organizar equipes de desenho, de redação, de notícias, de variedade, de criatividade…
– O jornal pode ser apenas de uma folha para haver a possibilidade de ser fotocopiado;
– Pode ser em quatro partes (sugestão):
Página 1: nome do jornal; editorial; nome da equipe; assunto de primeira página.
Página 2: Conteúdo de catequese; Bíblia, personagens…; celebrações; temas (criança, família, juventude).
Página 3: Variedades, jogos, entrevistas; palavras cruzadas; festas, aniversários.
Página 4: Criatividade, histórias em quadrinho; histórias criativas, desenho do dia; a sábia natureza, a prática comprometedora da turma.
– Envolver os pais na confecção do jornal;
– Fazê-lo em mutirão, onde cada participante contribui como que sabe fazer;
– Os jovens e adolescentes são criativos e elaboram com facilidade um jornal, basta dar oportunidade;
– É interessante apresentar o jornal para outras turmas, para as famílias, para todos se sentirem valorizados;
– Avaliar todos os passos assumidos e o processo de participação, responsabilidade, de entre- ajuda, o que cada qual aprendeu e ensinou
Esquema de Trabalho
– Discutir a confecção de um jornal;
– Perceber sua validade no contexto da catequese;
– Apresentar assuntos possíveis de serem trabalhados;
– Tentar um esboço de jornal com o grupo;
– Avaliar o processo feito, descobrindo os valores, as capacidades presentes no grupo. Expressar o que cada um aprendeu e ensinou. Perceber as possibilidades de construir novos conhecimentos.
Comments0