.

Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

O que é necessário para receber a Primeira Eucaristia?

O que é necessário para receber a Primeira Eucaristia?

A eucaristia é 1 dos 3 sacramentos de iniciação cristã. Juntamente com o Batismo e Cristo que introduzem o fiel – criança ou adulto – no seio da Igreja, sua Mãe, conduzindo-o até Jesus. A pergunta que fazemos é: como despertar na criança u adulto esse sentimento de pertença e o de importância desse sacramento que refletirá na vivência de toda uma vida próxima da Eucaristia? Afinal:

“A Eucaristia é verdadeiramente um pedaço de céu que se abre sobre a terra; é um raio de glória da Jerusalém celeste, que atravessa as nuvens da nossa história e vem iluminar o nosso caminho” (Ecclesia de Eucharistia, João Paulo II, § 19).

Os sacramentos que iniciam à vida cristã colocam o fiel em comunhão com a missão e vida de Jesus, demonstrando assim sua importância e indispensabilidade. Em casa toda catequese se inicia: e no seio da família que a criança, conduzida pelos pais, irmãos, avós, e/ou tios, irá entender a importância da vivencia desse mistério. E assim, os catequistas das comunidades devem auxiliar os pais nessa força-tarefa! Daí a importância de acompanhamento com os pais… (Fica a dica!)

Nas celebrações, é bom que a criança, jovem ou adulto seja envolvido nas celebrações para adquirir amor, zelo e pertença diante do sagrado mistério, criando amor à Igreja, aos sacramentos e à vivência da fé. Os fieis, sobretudo as crianças devem entender e sentir que a igreja é sua casa. Colocá-las para fazer leituras, participar do ofertório, acolhida, etc. torna-se uma ferramenta útil nesse processo. Assim, se alegrará em fazer-se parte.

Por não necessitar de padrinhos, a catequese da Primeira Eucaristia precisa ser aplicada com cuidada para que seja despertado um profundo amor a Jesus e a Igreja, afim de que livremente os busque, por amor e não por obrigação. Assim, em alguns casos é mais que necessário passar todo o conhecimento da fé quando o catequisando não o recebeu em casa.

Saber que os sacramentos conduzem à Deus e que a Igreja é Mãe e instrumento que nos conectam com a Pessoa de Deus é indispensável. Depois de gerar o amor na pertença à Igreja, na vivência dos sacramentos e serviço, mostrar que toda a experiência de fé agora, é fruto de sua liberdade e responsabilidade é a chave para a permanência dos catequisando na Igreja como um todo.

Por Caio Vieira

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *