“O que vos é dito aos ouvidos, proclamai-o sobre os telhados”, disse Jesus aos seus discípulos (Mt 10,27). Se me permite, o que vos é dito aos ouvidos, proclamai nas mídias sociais, pois esse é o novo areópago da evangelização.
É nas redes sociais que nos conectamos com amigos, familiares e com aqueles com quem temos assuntos e interesses em comum. Fazemos descobertas sobre assuntos importantes, notícias, curiosidades e sobre a fé.
É no Instagram da paróquia que nos atualizamos das novidades da nossa igreja, que recordamos as celebrações com as fotos e somos inspirados pelos reels do pároco.
É no YouTube que cantamos com nossos artistas preferidos e somos preenchidos da Palavra de Deus por meio das lives e pregações.
É no Facebook que partilhamos nossa fé em fotos e vídeos, comentando e compartilhando conteúdos com amigos e familiares – inclusive os GIFs (imagens com movimento), aqueles mesmos do Jesus piscante com flores e arco-íris.
É no TikTok que descobrimos orações, devoções, grupos de oração partilhando suas experiências com Deus e os influencers católicos desbravando esse novo espaço de evangelização.
É no WhatsApp que participamos de grupos, listas de transmissões para consumir e produzir conteúdo sobre a nossa fé.
Atualmente, inclusive na Igreja, as palavras “curtir, comentar, compartilhar, enviar, salvar e visualizar” passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Da criança ao idoso, nosso vocabulário “somou” novas palavras do universo digital.
Estamos conectados o tempo todo! A média do brasileiro é de 9h32 por dia usando a internet, segundo pesquisa da Digital Brasil 2023. Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube e TikTok estão em nossas mãos. Partilhamos opiniões, sentimentos e experiências com poucos cliques de forma pública com o mundo. É rápido e fácil!
Postamos uma foto nos stories ou status e, em segundos, as curtidas chegam.
A cada clique, uma nova conexão. Uma relação que vai além dos números. Aproximamo-nos daqueles que estão longe fisicamente e muitas vezes nos distanciamos de quem está perto, muito perto.
A comunicação nas mídias digitais precisa ser “ponte”, como nos orienta o Papa Francisco em sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações de 2016: “Comunicação tem o poder de criar pontes, favorecer o encontro e a inclusão, enriquecendo assim a sociedade.”
Como católicos somos chamados a ser “Sal da Terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14), inclusive no ambiente digital!
“A internet é um dom de Deus e também uma grande responsabilidade”, afirmou o Papa Francisco. Resta a nós nos perguntarmos se estamos prontos para assumir essa responsabilidade.
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