Para mapear atividades, mobilizações e programas animados pela temática da Campanha da Fraternidade, o Observatório da Evangelização, do Anima PUC Minas, lança o Atlas da Fraternidade. Neste ano de 2023, a iniciativa contará com o auxílio do Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara e tem o apoio do Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), responsável pela dinamização da Campanha da Fraternidade (CF).
O projeto pretende ser uma atividade permanente com o objetivo de identificar ações significativas de evangelização vinculadas ao tema da Campanha, divulgar boas práticas pastorais que possam iluminar a caminhada das comunidades, analisar as correspondências possíveis entre culturas eclesiais locais e modelos de ação pastoral e verificar o nível de adesão da Campanha em sua temática anual.
A CF é realizada anualmente pela Igreja Católica, desde 1964, durante o tempo da Quaresma. A abertura ocorre na Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, e para esta 59ª edição com o tema escolhido foi Fraternidade e Fome e o lema, “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). A CNBB dispõe de um hotsite com informações e materiais para formação e aprofundamento. A motivação principal do Atlas é ser um repositório de boas práticas pastorais em linguagem simples, acessível e dinâmica para as comunidades, de modo especial o laicato, bem como dar visibilidade aos impactos concretos das Campanhas da Fraternidade na vida da Igreja do Brasil.
O Atlas da Fraternidade será de abrangência nacional, portanto, podem ser registradas atividades realizadas em todo país. Por meio de um formulário, ministros ordenados, lideranças leigas e agentes de pastoral, poderão registrar as iniciativas do seu grupo, pastoral, movimento, paróquia, instituição ou diocese. Clique aqui para acessar o formulário.
Além da identificação do estado e o grupo promotor da atividade, para realizar o mapeamento serão levantados outros dados como o foto da atividade (espiritual, assistencial, formativo, mobilização social), o público-alvo atendido, a duração da atividade e número de pessoas beneficiadas. Também há espaço para uma pequena descrição da atividade e envio de fotografias. Depois de recolhidas as informações e avaliadas pela equipe de coordenação, as informações ficarão dispostas em um mapa interativo.
Para possibilitar melhor divulgação e análise, a coleta de dados ocorrerá em duas etapas. A primeira acontece no início da Quaresma e decorrer das primeiras semanas da Campanha, entre os dias 22 de fevereiro e 31 de março. A segunda etapa será realizada a partir dos dados fornecidos pelo Fundo Nacional de Solidariedade e Fundos Diocesanos de Solidariedade, no segundo semestre do ano.
O atlas pretende ser um instrumento de monitoramento permanente do Observatório da Evangelização e, particularmente no ano de 2023, contará com o auxílio do Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara.
A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, então arcebispo de Natal, em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.
De acordo com as informações do hotsite, a Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.
A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.
Com informações da Anima PUC Minas
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