No dia 12 de março, a Ordem Terceira do Carmo de Saquarema celebrou a Profissão Perpétua de alguns irmãos e acolheu outros na etapa do Noviciado.
A Santa Missa aconteceu na matriz de Nossa Senhora de Nazareth e foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos O.Carm., pelo ecônomo provincial, Frei Eduardo Ferreira, O.Carm, pelo vigário paroquial do convento carmelita de Angra dos Reis, Frei Petrônio de Miranda O.Carm, e pelo padre José Goretti Pio. Estava presente também o coordenador provincial para Ordem Terceira do Carmo, irmão Davi Rufino.
A cerimônia foi dividida em dois momentos, após o ato penitencial foi realizado o rito de entrada ao noviciado, onde os seguintes irmãos foram acolhidos e realizaram a vestição do santo hábito:
Após este momento, a liturgia da palavra foi realizada e na sua homilia Frei Adailson ressaltou a importância da vivência dos carismas carmelitanos: oração, fraternidade e missão profética em todos os âmbitos da vida do terceiro carmelita, seja no trabalho, seja na família ou na vida eclesial. Exortou os irmãos a avançarem para águas mais profundas assumindo a radicalidade do compromisso que estavam ali a firmar.
Após a homilia, foi realizado o rito de profissão perpétua, onde os irmãos, de joelhos, segurando uma vela carinhosamente feita com cera de abelha simbolizando a luz de Cristo para os homens, diante do Padre Provincial e da comunidade reunida, prometeram seguir a regra da Ordem Terceira do Carmo aprovada pela Santa Sé, observando os votos de pobreza, castidade e obediência segundo seu estado de vida até o fim de sua peregrinação terrestre. Neste momento, as irmãs trocaram o véu da cor branca para a cor preta e todos os irmãos receberam a capa simbolizando a missão de Elias e a pureza da Virgem Maria.
Os seguintes irmãos realizaram a profissão perpétua:
O que é um carmelita terceiro?
Comments0