A Província Carmelitana de Santo Elias se alegrou com a Ordenação Presbiteral e Diaconal que aconteceu no sábado, dia 4 de agosto, às 10h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte (Rua Grão Mogol, 502).
Foi ordenado presbítero o Frei René Augusto Vilela da Silva, O.Carmo, natural de Barroso, Minas Gerais. Foram ordenados diáconos os freis João Paulo Pereira Moraes, O.Carmo, baiano, de Salvador; e Paulo Ricardo Ferreira, O.Carmo, paulista, da cidade de Sorocaba. O bispo ordenante foi Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar de Brasília (DF).
>>> Leia a íntegra da homilia de Dom José
Ao falar à reportagem do site Carmelitas, o Prior Provincial descreveu a beleza e o testemunho desses três jovens freis, que entregaram suas vidas a Deus no Carmelo, buscando corresponder ao chamado que o Senhor lhes fez. Frei Evaldo destacou, como exemplo, a emoção dos ordinandos, que choraram de alegria quando receberem o diaconato.
“Não existe nada mais bonito na vida do que o Cristão responder à sua vocação e ao seu chamado. E nada mais triste do que alguém que recebe o chamado “vem e segue-me” ser incapaz de deixar tudo e seguir a nosso a Senhor Jesus Cristo. Neste momento, sob o impulso dessa cerimônia belíssima, desse momento de Igreja, de Ordem do Carmo lindíssimo, eu rogo à Virgem do Carmo que continue a enviar santas e boas vocações à nossa Província. Foi um momento de grande alegria, de grande felicidade, de festa, de júbilo, para todos nós Carmelitas, para toda nossa Ordem e para toda nossa Igreja”, afirmou o Prior.
Para Frei Evaldo, as ordenações demonstram o quanto a Província Carmelitana de Santo Elias mantém o seu vigor e o quanto o carisma carmelitano continua a inspirar os jovens a consagrarem suas vidas a Deus, constituindo uma via segura de santidade.
“Nesses três jovens nós vemos a luz do futuro que continua a brilhar; a luz de um chamado vocacional e de uma resposta a este chamado; mas, sobretudo, da vocação que cresce, germina e dá frutos. Que Nossa Senhora do Carmo, mãe dos Carmelitas, abençoe a cada um deles: Frei Renê, como sacerdote; Frei Paulo Ricardo e Frei João Paulo, no exercício do diaconato, como ministros de Nosso Senhor Jesus Cristo”, finalizou.
Servos de Jesus e dos irmãos
Frei René, em seu nome e dos Freis Paulo Ricardo e João Paulo, manifestou sua gratidão a Deus e a todos os que nesses anos de formação os acompanharam com sua oração e cuidado pastoral:
“Que possamos ser Servos de Jesus Cristo (Rm 1,1). No anúncio e na celebração dos santos mistérios, que possamos honrar o compromisso assumido. E peço a todos que possam nos ajudar e orar por nós. Agradeço à Ordem do Carmo, essa que nos acolheu e nos ajuda na caminhada. O nosso muito obrigado a todos os confrades e irmãos de caminhada. Nossos agradecimentos aos nossos familiares e amigos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, monjas, aos irmãos e às irmãs terceiros, e de forma especial à todas as comunidades pelas quais passamos e que ajudamos de forma profunda, que também muito nos ensinaram na vida pastoral e que possuem um carinho especial por nós, nos colocando em vossas orações”.
Frei Paulo Ricardo falou sobre o seu lema e pediu oração de todos para que possa ser fiel à sua vocação:
“O lema que escolhi para conduzir o meu ministério é ‘Servo de Jesus Cristo’ (Rm1,1). A essência do ministério diaconal é o serviço. Servir a Deus e aos irmãos. Servir e dar a Vida. Configurar-se a Cristo servo. Desde já peço que rezem para que este lema seja de fato vida em minha vida e que assim possa eu ser o servo que Cristo quer e que a Igreja precisa. Que Nossa Senhora do Carmo, a serva do Senhor, me ajude com sua intercessão a seguir Jesus e permanecer com Ele”.
Comments0