.

Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Orientações para a Retomada da Catequese

Orientações para a Retomada da Catequese

A Diocese de Joinville com todo cuidado preparou um documento tratando não só do retorno, mas de como deve proceder a catequese nesse tempo de pandemia. Vale a pena conferir! 

OBS: essas são as orientações da Diocese de Joinville, porém, podem servir de base para tomarmos consciência de como proceder desse tempo. Além disso, é indispensável que procure as orientações de sua diocese.

Boa leitura!

A coordenação diocesana da Iniciação à Vida Cristã (IVC) publicou um comunicado anunciando o retorno dos encontros presenciais da Catequese na Diocese de Joinville. O documento apresenta todas as condições e especificações para a retomada da Catequese. As paróquias estão autorizadas a realizarem encontros presenciais a partir de março para aquelas turmas que já estavam com a caminhada iniciada. As definições foram amplamente discutidas e ajustadas em grupos de catequistas, no Grupo de Reflexão Pastoral (GRP) e aprovadas pelo Conselho de Presbíteros.
O documento, assinado pelo coordenador diocesano da Catequese, padre Dalcio Bonomini, enfatiza que a caminhada seja retomada com serenidade e irmandade, testemunhando a comunhão entre toda nossa família diocesana.
O texto observa algumas atenções especiais. “Convém que os catequistas, ministrantes dos encontros, sejam aqueles fora do grupo de risco”, afirma o documento. O comunicado também reforça aquilo que é orientação geral dos órgãos de saúde, como a adequação do número de catequizandos à dimensão dos espaços disponíveis e ao número de pessoas legalmente permitido para a sua realização em cada comunidade.
DESAFIOS DA CATEQUESE EM TEMPOS DE MUDANÇA by fernando santos
A situação de risco segue na classificação gravíssima na região da diocese. Diante desse cenário, o comunicado reforça a importância das paróquias planejarem o cronograma levando em consideração qualquer eventual período de confinamento mais rigoroso, ou seja, ter um plano alternativo. A retomada da Catequese deve considerar, naturalmente, os decretos municipais e as normas sanitárias vigentes nas decisões paroquiais, pois a situação da pandemia pode variar de uma cidade para outra ou de uma comarca para outra.
Confira abaixo um resumo das principais orientações do documento:
Turmas que iniciaram em agosto de 2020: virtualmente, fazendo itinerário próprio, diferente do diocesano
A partir de agosto de 2021, esses catequizandos iniciam o itinerário a partir do pré-catecumenato. Até lá, pode-se continuar o método utilizado até o momento, seja seguindo os Evangelhos da semana, atividades especiais, ou o tipo de acompanhamento que os catequistas já estejam fazendo.
Turmas que iniciaram em agosto de 2020: virtualmente, seguindo o itinerário diocesano
Poderá ser dada continuidade a partir da etapa do catecumenato com encontros presenciais a partir de março.
Turmas iniciadas em agosto de 2019: que realizaram a etapa do catecumenato adaptada ao virtual
Em 2021 devem iniciar a etapa de purificação e iluminação. A equipe de coordenação paroquial da IVC, junto com o pároco, deve avaliar se houve uma catequese efetiva no modelo virtual.
Novas turmas: catequese que inicia em agosto de 2021.
As inscrições para novas turmas da Catequese de Eucaristia, Confirmação e de Adultos sejam realizadas a partir do início de março de 2021, conforme planejamento e estrutura da Catequese no âmbito de cada paróquia.
Catequese para Adultos e Batismal:
Pode acontecer de forma presencial, respeitando as orientações de segurança. Se entre os participantes houver pessoas de grupo de risco, avaliar a realização da catequese virtualmente, mas seguindo o itinerário catequético diocesano.
A coordenação diocesana da Iniciação à Vida Cristã segue à disposição para esclarecimento de dúvidas e questionamentos. E-mail: catequese1@diocesejoinville.com.br e telefone 3451-3709.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp: Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Diocese de Joinville

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *