Algumas pessoas, depois de já terem sido consagradas pelos Sacramentos do Batismo e da Confirmação, sentem-se chamadas por Deus para um outro tipo de consagração especial: são os padres, através do Sacramento da Ordem e os noivos, através do Sacramento do Matrimônio.
O SACRAMENTO DA ORDEM
Somente os homens podem receber o Sacramento da Ordem, que imprime em suas almas uma vez e para sempre, o caráter de “Sacerdote de Cristo”, isto é, recebem de Jesus a missão de servir o povo de Deus, cuidar das almas, levando-as para Deus.
“Eu vim para servir”, disse Jesus, e é para servir que o homem se ordena Sacerdote.
A principal função do Sacerdote é a celebração do Santo Sacrifício da Missa, conforme a ordem de Cristo aos seus apóstolos, na última ceia, depois de transformar pão e vinho em Seu Corpo e Seu Sangue: “Fazei isto em memória de Mim”.
O Sacerdote tem ainda a missão de: evangelizar, batizar e ministrar todos os Sacramentos:
“Ide, ensinai a todas as criaturas batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
O Sacramento da Ordem, foi transmitido por Jesus, aos apóstolos, que por sua vez transmitiram a outros o poder e a graça de agirem em nome de Jesus.
Pela imposição das mãos, os bispos ordenam novos sacerdotes, para agir em nome de Jesus.
Devemos rezar muito pelos nossos sacerdotes, não tem preço o que deles recebemos.
São homens como nós, fracos e pecadores, mas atendendo o chamado de Deus, se dispuseram a nos servir. Por isso, precisam da nossa amizade, respeito e oração.
Rezemos para que Deus nos dê muitos e santos sacerdotes!
O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO
O homem e a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus que é Amor. Foram criados por amor e para o amor. Por isso, a vocação da pessoa humana é amar.
O amor mútuo de um homem e de uma mulher torna-se imagem do amor de Deus. Desde a criação, Deus abençoou o homem e a mulher, dizendo-lhes: “Crescei e multiplicai-vos e enchei a terra” (Gn 1, 27-28)
A união de amor entre um casal torna-os “um só corpo e uma só alma” e deve encontrar sua felicidade e sua plenitude em Deus.
Esta união natural é santificada por Cristo no Sacramento do Matrimônio.
Sacramento que é uma aliança para toda a vida.
O próprio Jesus disse: “O que Deus uniu, o homem não separe” (Mc 10, 9)
Por este Sacramento, o casal recebe graças especiais para que marido e mulher se ajudem a cumprir a vontade de Deus e criem seus filhos como verdadeiros cristãos.
O matrimônio cristão é indissolúvel, fiel e aberto à fecundidade.
A Igreja também ensina que só deve haver união conjugal sob as bênçãos de Deus.
E o jovem cristão deve aprender a viver sadia e castamente esta fase da vida.
Viver a castidade é difícil, assim como vencer as ambições, dominar o orgulho, ser justo, viver a pobreza.
Esta luta contínua não é inútil, porque toda vitória sobre o egoísmo e sobre o pecado torna o homem mais livre, e aberto ao amor de Deus e aos irmãos.
Os Sacramentos da Ordem e do Matrimônio, são chamados de sacramentos de serviço e comunhão, pois dão a graça para a pessoa desenvolver sua vocação na sociedade, servindo aos irmãos.
Toda vocação é um chamado para a realização de alguma coisa. Por isso, é muito importante que você se coloque numa atitude de escuta, a fim de realizar a vocação a qual foi chamado por Deus. A pessoa só se realiza plenamente dentro da sua vocação.
Celebrando:
Comments0