ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Basta nos observarmos durante um dia comum para perceber que, muitas vezes, reclamamos do calor, do frio, da insegurança, do congestionamento, dos políticos, da situação econômica, dos problemas de saúde, do casamento, de quase tudo.
No entanto, as queixas e lamentos não ajudam em nada: ao contrário, podem fazer que nos sintamos piores. Como transformar esta atitude negativa em uma atitude positiva?
Muitas vezes, pensamos e transmitimos incansavelmente os aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, das circunstâncias. Transformamos tudo em tragédia. O que desconhecemos é que a atitude negativa piora ainda mais o panorama, aumenta os problemas e esconde as soluções ou os aspectos favoráveis de cada situação.
Além disso, este tipo de atitude leva a um estado mental hostil, que se alimenta cada vez que a pessoa reclama, julga e critica. Isso faz que as pessoas se tornem mais vulneráveis a doenças e conflitos.
Acontece todo o contrário quando há uma atitude positiva, já que esta proporciona fortaleza e transforma as dificuldades em fontes de aprendizagem.
“Mude a forma de ver as coisas, e as coisas mudarão de forma.”
Optar pelo positivo deve ser uma escolha que marque nosso estilo de vida, ou seja, nosso pensar e nosso agir devem estar buscando sempre o lado positivo das coisas. Ao enfrentar a vida dessa maneira, deixamos de lado as emoções que intoxicam o corpo e a alma, e tudo se transforma em ensinamento. E isso nos dá as bases para ser felizes.
Decálogo do espírito positivo*
1. O espírito positivo é uma mistura de serenidade interior, otimismo, rostos amáveis e bom humor. Cultive estas quatro plantas.
2. Tenha olhos para o positivo, não se detenha unicamente no negativo. Elimine o pessimismo e o derrotismo, considerando os aspectos positivos da realidade.
3. Não permita que a conduta seja resultado do seu estado emocional: quando não se sentir bem, sorria; quando as coisas não derem certo, ria.
4. Estar sempre alegre é o melhor presente que pode ser dado aos demais: sorria e olhe com carinho.
5. A linguagem anima ou desanima. Por isso, não fale de coisas negativas (críticas, reclamações, lamentos), nem sequer com o objetivo de motivar os outros.
6. Faça da confiança um eixo da sua vida. O espírito positivo é o resultado de confiar em si mesmo, nos outros e em Deus.
7. Veja a realidade presente com “olhos de futuro”; assim, terá serenidade.
8. Não se leve muito a sério. Não considere os defeitos dos outros como ofensas pessoais. Não transforme detalhes em tragédias. Assim, você viverá alegre.
9. Prefira conviver com pessoas alegres e serenas.
10. Tenha os pés na terra e o coração em um sonho. O entusiasmo é o estado emocional resultante dessa visão de esperança na vida. Por isso, busque desafios.
—
* Do livro “Trabalhar bem, viver melhor”, de Regino Navarro Ribera, diretor-geral de LaFamilia.info
Comments0