ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Olá, iremos começar uma série de artigos que explicaram alguns pontos da Santa Misssa. O conteúdo aqui exposto é baseado no Instrução Geral do Missal Romano – Tradução portuguesa para o Brasil da separata da terceira edição típica preparada sob os cuidados da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos – Roma 2002.
Estou a disposição para receber suas críticas e suas sugestões e espero poder ajudar a todos os catequistas que acessam nosso site.
Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador, instituiu o sacrífico eucarístico do seu Corpo e Sangue, com o fim perpetuar através dos séculos, até à sua vinda, o sacrifício da cruz e, deste modo, confiar à Igreja, sua amada Esposa, o memorial da sua Morte e Ressureição.
A Santa Missa é uma celebração criada por Jesus Cristo, a missa NÃO É uma simples apresentação teatral, a missa NÃO É um simples amontoados de eventos que nos faz lembrar uma situação ocorrida com Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Missa é o sacrifício onde Nosso Senhor Jesus Cristo entrega seu corpo e seu sangue, no sacrifício da Cruz por todos os séculos dos séculos até a Sua segunda vinda. A Igreja, todos nós, como sua esposa fiel tem o dever de guardar e preservar a sua verdade sem acrescentar nem retirar nada que possa desviar este memorial de Sua Morte e Ressureição da forma e conteúdo original instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo. É na celebração da Missa que se perpetua o sacrifício da cruz.
Importância e dignidade da celebração eucarística
A missa é o centro de toda a vida Cristã, é uma ação do próprio Cristo. Ela é o ponto mais alto da ação de Deus, através de Nosso Senhor Jesus Cristo, na santificação do mundo. Ela também é o meio pelo qual o povo de Deus, por meio de Cristo, presta adoração ao Pai. Todas as outras ações sagradas e todas as obras da vida cristã com ela estão relacionadas, dela derivam e a ela se ordenam.
Nosso esforços humanos durante a celebração da missa devem nos levar a participar de maneira “consciente, ativa e plena, de corpo e de espírito, ardente de fé, esperança e caridade”. Por força do Batismo, a Missa constitui direito e dever do povo cristão.
Embora nem sempre se consiga uma presença e uma participação ativa dos fiéis que manifestem com toda a clareza a natureza eclesial da celebração, a celebração eucarística tem sempre assegurada a sua eficácia e dignidade, por ser ação de Cristo e da Igreja, em que o sacerdote realiza a sua principal função e atua sempre para a salvação do povo.
Este artigo foi baseado, e contém textos, do documento Instrução Geral do Missal Romano disponível em http://scr.bi/ACGC3y
Veja também:
Parabens, começamos bem, voce é um iluminado, obrigado por ser nosso amigo.
#TamuJunto
muito legal mas infelizmente não encontrei o que eu queria !!!!!!!!!