ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Os Carmelitas chegaram ao Tocantins, vindos de Brasília em 1995 mas já tendo visitado o Estado de Tocantins em 1988, data da criação do Estado.
A vinda do Frei Felisberto Caldeira, para Palmas, capital, ocorreu em 1995 quando a cidade só tinha uma paróquia . Os Carmelitas criaram na cidade a paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo, vale lembrar que a primeira cidade do Norte do Tocantins, antigo Goiás, era Monte do Carmo que ainda hoje é sede de muita cultura por causa da antiga mineração aurífera.
A paróquia Nossa Senhora do Monte do Carmo foi criada no dia 8 de Maio de do ano 2000, o trabalho dos Carmelitas no distrito de Luzimangues começou há 5 anos atrás com assistência religiosa e posteriormente com o Centro Social Carmelitano no Povoado Móia. o povoado Móia é um resíduo de quilombolas que hoje está se desfazendo e abrange a parte sul de Luzimangues. Nossa Obra Social consiste em assistência religiosa, como começou, depois por causa da necessidade do Povo foi criado a estrutura que temos hoje para reforço escolar para adolescentes e jovens, assistência do EJA para jovens e adultos. Durante a pandemia já foram entregues quase 500 cestas básicas para alimentação não somente de Luzimangues mas nas áreas da cidade de Palmas . Temos no local 7 salas prontas esperando passar Pandemia e um possível contrato com a prefeitura para mantermos a parte assistencial .
A Província tem também uma chácara em Luzimangues para retiros espirituais e convivência familiar, temos também uma presença junto as crianças para formação humana mas isto foi dificultado pela Pandemia. Toda a força do nosso trabalho está no apoio que a prefeitura Municipal de Porto Nacional deve dar na materialidade que a província oferece. Como tudo hoje está passando por revisão nas obras sociais , assim também estamos nós esperamos melhores dias e maiores oportunidades .obrigado. frei Felisberto
Comments0