ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Despertando o compromisso evangelizador em cada fiel e promovendo uma coleta em âmbito nacional, a Campanha para a Evangelização destina os seus recursos para a dinamização e manutenção dos 19 regionais da CNBB visando à execução das atividades evangelizadoras, programadas a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
A coleta para a Evangelização, gesto concreto da Campanha para a Evangelização, é realizada todos os anos no terceiro domingo do Advento. Seus recursos garantem que a Igreja no Brasil dê continuidade ao anúncio e testemunho do Evangelho desde as áreas missionárias até às periferias das grandes cidades, passando pelas ações pastorais e pela articulação das comunidades eclesiais missionárias, além de contribuir para a manutenção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Do total arrecadado, 45% permanecem na própria diocese, 20% são destinados aos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e 35% são destinados à CNBB.
Uma dessas ações em que o recurso da Coleta para a Evangelização é aplicado é no regional Norte 1, que compreende os estados do Amapá e Roraima. Em relato ao portal da CNBB, o secretário executivo do regional Norte 1, diácono Francisco Andrade de Lima, disse que algumas de suas dioceses tem tido a experiência de constituir uma espécie de fundo, proveniente da Campanha para a Evangelização, que é investido nas ações pastorais das igrejas locais.
“Tem algumas dioceses que tem utilizado esse recuso da Campanha para a Evangelização para fazer missões nas comunidades ribeirinhas, nas comunidades mais distantes”, disse o diácono.
Além disso, o diácono Francisco informou que a parte do fundo que é destinada ao regional é utilizada para atividades de evangelização, como catequese e liturgia.
Outro projeto que também já recebeu aporte da Campanha para a Evangelização é o “Vida em Movimento”, da Arquidiocese da Paraíba, e que produz remédio naturais e fitoterápicos e os distribui para a população que vive nas ruas de João Pessoa, na Paraíba.
O Vida em Movimento nasceu a partir do trabalho de uma casa de passagem mantida pela Arquidiocese da Paraíba para pacientes com HIV. O local oferece atendimento psicológico e alimentação para cerca de 200 soropositivos.
Também com os recursos doados pela Campanha para a Evangelização, o regional Sul 1, que compreende o estado de São Paulo, mantém projetos de cooperação missionária na Amazônia brasileira e na diocese de Pemba, em Moçambique, na África.
Em 2021, a Coleta para a Evangelização será realizada no fim de semana dos dias 11 e 12 de dezembro. O envelope da Coleta pode ser baixado (Aqui).
Veja o vídeo do secretário executivo das Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, incentivando todos a participarem:
Comments0