ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O Evangelho da Transfiguração deste domingo completa a ‘pequena parábola’ formada pelos Evangelhos dos dois primeiros domingos da Quaresma.
Estes Evangelhos dizem-nos o que é a Quaresma e o que é a vida cristã: um caminho da tentação e da dúvida à transfiguração e à fé. Um caminho para longe de nos deixarmos tentar pelo mal, e para nos deixarmos tentar pelo bem pela ação do Espírito Santo de Deus em nós.
Como o ‘Escolhido’, Jesus permitirá que a glória de Deus seja plenamente vista na ressurreição. Por um lado, este Evangelho antecipa a Paixão e Ressurreição de Jesus. Por outro, convida-nos a refletir sobre o nosso caminho da tentação à transfiguração.
O caminho que Jesus empreende não termina na morte, mas na vida. Através da oração permanecemos em contato com o coração de Deus que permite que o amor de Deus nos transforme e transfigure e ‘exploda’ em bondade.
É assim que permitimos que a glória de Deus seja vista em nós e através de nós.
Transfiguração significa ser atravessado pela presença de Deus. Ser transfigurado é permitir que a presença de Deus nos transforme completamente; é uma revolução da mente e do coração impulsionada pelo Espírito de Deus e possibilitada por nosso coração aberto.
Nossa vida como cristãos é sobre sermos transfigurados pelo Espírito de Deus para que Deus seja visto e experimentado através de nós.
É preciso fé e perseverança para ousar nos deixar ser tentados pela paixão, esperança e visão de Deus, em vez de nossos próprios desejos e desejos. É preciso muita fé para confiar na palavra de Deus para nós. Mas se o fizermos, a palavra viva do Escolhido forma em nós o coração de Deus.
FONTE: www.ocarm.org
Comments0