ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Este ano, em todo o mês de novembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza a Coleta do Bem como o gesto concreto da campanha É Tempo de Cuidar da Evangelização. Seu ponto alto será nos dias 21 e 22 de novembro, solenidade de Cristo Rei. A iniciativa vai unificar a Coleta da Solidariedade realizada durante a Campanha da Fraternidade e a coleta da campanha da Evangelização, normalmente realizada no 3º domingo do Advento, em uma só doação à Igreja no Brasil.
Segundo o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, evangelizar é o primeiro compromisso da Igreja. “Evangelizar é a atitude capaz de mudar o mundo, torná-lo mais justo, solidário e fraterno. Não existe evangelização sem compromisso com a solidariedade com os mais pobres, nosso irmãos e irmãs”, disse em mensagem enviada à Campanha É Tempo de Cuidar da Evangelização.
Do total que a Coleta do Bem conseguir arrecadar este ano, 50% será destinado à ações de Solidariedade e Cuidado com a Vida e 50% às ações de Evangelização da Igreja no Brasil. Dos recursos voltados à promoção da Solidariedade, 60% comporá o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% o Fundo Nacional de Solidariedade, o FNS, gerido pela CNBB.
Dos 50% a serem direcionados às ações de Evangelização, 45% são para as dioceses, 20% para manter as atividades dos 18 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e 35% para as ações da CNBB.
As doações são investidas em apoio a projetos de desenvolvimento comunitário, de geração de renda, superação da vulnerabilidade e também na sustentação da obra de Evangelização e animação pastoral da Igreja no Brasil inteiro, incluindo projetos missionários em outros países.
“A sua doação é um gesto forte, bonito e solidário de ajuda à nossa Igreja na sua missão de contribuir para que seja efetivado o princípio da fraternidade universal conforme pede o nosso amado Papa Francisco. E assim possamos todos acolher o que pede a palavra de Deus: ‘conheceis a generosidade de Cristo’. Que Deus Pai abençõe a sua vida com a interseção nossa amada mãe Maria. Fraterno abraço com gratidão”, reforçou o presidente da CNBB
Quem desejar doar à Coleta do Bem poderá fazê-lo de duas maneiras. Por meio da oferta nas missas e celebrações realizadas durante os dias 21 e 22 de novembro, quando a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei. A doação também poderá ser feita de forma simplificada e digital, por meio do site doe.cnbb.org.br.
O segundo vídeo da campanha “É Tempo de Cuidar da Evangelização” explica para onde vão os recursos doados pelos fiéis na Coleta do Bem (Evangelização e Solidariedade), os resultados dos projetos e ações e os testemunhos sobre as transformações que provocam em diferentes realidades e contextos.
Comments0