ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
As irmãs da Ordem Terceira do Carmo (OTC), Francisca Custódio Augusto e Neusa Martins de Melo, fizeram profissão perpétua no dia da Festa de São José (20/03). A celebração aconteceu na igreja da Ordem Terceira, em Mogi das Cruzes (SP).
>>>Conheça a Ordem Terceira do Carmo
A Eucaristia, marcada pela emoção, foi presidida por Frei Marcelo de Aquino, O.Carm., assistente do Sodalício de Mogi das Cruzes, e concelebrada por Frei Marcelo de Jesus, O.Carm.
Segundo a Regra da OTC, o vínculo fundamental do terceiro com o Carmelo é a profissão dos votos de obediência e de castidade, segundo as obrigações do próprio estado. “Deste modo, o terceiro consagra-se mais profundamente a Deus, de modo que possa oferecer-Lhe um culto mais intenso. Mediante a profissão o terceiro na verdade visa intensificar as promessas batismais de amar a Deus sobre todas as coisas e de renunciar a Satanás e às suas seduções” (Regra OTC, 12).
“Os valores dos conselhos evangélicos, comuns a todo o cristão, tornam-se para o terceiro um programa de vida que atinge as esferas do poder, da sexualidade e dos bens materiais. São um auxílio mais forte para não servir falsos ídolos; e conseguir a liberdade de amar Deus e o próximo acima de todo egoísmo. A santidade consiste exatamente neste duplo preceito”, continua o texto (Regra OTC, 13).
“A originalidade desta profissão está nos meios escolhidos para atingir a plena conformidade com Cristo. O carmelita sabe que comparece diante do Senhor de mãos vazias, mas põe todo seu amor esperançoso em Cristo Jesus, que se torna pessoalmente a sua santidade, a sua justiça, o seu amor, a sua coroa. O cerne da mensagem de Jesus – amar Deus com todo o coração e ao próximo como a si mesmo – exige do terceiro uma afirmação constante do primado de Deus, a recusa categórica de servir a dois senhores, e a opção prioritária de amar o próximo, combatendo toda forma de egoísmo e de fechamento em si mesmo” (Regra OTC, 12).
Com informações de Maria José Fernandes, OTC
Comments0