ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Nos dias 03, 04 e 05 de novembro, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Itu (SP), promoveu a VI Semana Carmelitana que teve como tema “A manifestação de Deus na poesia de Santa Teresa de Jesus”. Os encontros foram ministrados pelo Frei Carlos André Bezerra, O.Carm.
No primeiro dia, Frei André falou sobre a relação de Deus e a Palavra. Explicou que o homem é dotado de razão e fala e que Deus se manifesta a nós através da sua Palavra, por isso através da poesia de Santa Teresa há essa manifestação do Divino.
“Deus faz uso da palavra para falar e se revelar. Deus é a Palavra manifestada. É através da Palavra, que Deus se revela a nós, assim como também através dos profetas e dos santos”, explicou.
O segundo dia foi dedicado a parte mais teórica, onde o frade carmelita explicou sobre como Santa Teresa se utiliza da literatura e da poesia para passar a experiência mística dela com Deus.
No terceiro dia, Frei André explica sobre o lugar do encontro íntimo com Deus no Carmelo e traz também umas das poesias de Santa Teresa para exemplificar como foi forte e profunda esse encontro com Deus.
“O poema fala de morte e pode chocar quem lê de primeira, mas o que Santa Teresa quer dizer é que a sua experiência com Deus foi tão profunda que depois de contemplar a face de Deus, ela não quer mais viver nesta vida, pois quem teve o coração transpassado, como vai encontrar gozo e alegria no mundo, se tem algo bem melhor esperando na vida eterna”.
Ele finaliza explicando que Santa Teresa entendeu que precisava dar lugar a Deus e para isso precisava esvaziar-se de si mesma.
“Como Santa Teresa, devemos nos perguntar: O que Deus quer realizar em mim? Santa Teresa sempre teve essa preocupação, de se esvaziar para dar lugar a Deus e escutar sua vontade”.
Confira o poema na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=fHgpXcWG8P8
Comments0