ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Nós nos preparamos para o Natal durante as quatro semanas de espera (conhecidas como Advento). Preparamo-nos também para a Páscoa, passando pela jornada de 40 dias no deserto da Quaresma. O período alegre da festa da Páscoa deve ser uma forma de Quaresma (penitência / preparação) e Advento (espera alegre), quando nos aproximamos da festa do dia em que a nossa Igreja começou sua missão: o Pentecostes.
Não precisamos ficar em um Cenáculo como Maria e os Apóstolos para aguardar o Espírito Santo. Mas este tempo de preparação deve nos lembrar da primeira festa de Pentecostes e também nos levar a celebrar o fato de que o Espírito Santo já está conosco, com todos nós, sempre.
A celebração anual deste dia santo deve ser uma oportunidade para iniciar ou renovar nosso compromisso com a missão que nos foi dada como filhos de Deus.
Como? Aqui há sete maneiras para você preparar seu coração para o Pentecostes e ficar mais consciente do trabalho do Espírito na sua vida e no mundo.
1.Descubra a data da sua Crisma. O Papa Francisco nos encoraja a descobrir nossa data de Batismo e a celebrar esse dia, que marca o momento em que nos tornamos parte da igreja de Cristo e nos libertamos do pecado original. Da mesma forma, não deveríamos celebrar o dia em que escolhemos abraçar nossa fé por nossa própria vontade, e ser um enviado para contar a todos a boa nova? O sacramento da Confirmação é um evento único, com efeitos da vida. Leia sobre o santo que você escolheu como seu padroeiro. Ore com o seu padrinho ou madrinha de confirmação, se ele ou ela estiver disponível. Caso contrário, reze por eles. Diga ao Espírito Santo “obrigado” por ter vindo como um dom de Deus e um advogado para nós.
2.Relembre os dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, piedade, ciência, conselho (julgamento correto), fortaleza e temor de Deus. Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a examinar seus próprios carismas e dons e orientar o que a vontade de Deus espera de você.
3.Peça ao Espírito Santo para guiá-lo através de um exame de consciência e prepare-se para receber o sacramento da Penitência.
4. Participe da novena mais antiga da Igreja, a Novena do Espírito Santo. Para promover e encorajar a devoção à terceira pessoa da Trindade, a Igreja oferece indulgências ligadas a essa devoção.
5.Ajude a renovar a face da Terra. Nós somos o corpo de Cristo, e cada um de nós é um hospedeiro do Espírito Santo. Quando os apóstolos receberam o dom do Espírito no Pentecostes, eles saíram e falaram sobre sua fé, sobre o homem que amavam, que era Cristo. Eles já não temiam por proclamar suas crenças. Eles compartilhavam o que tinham e o que sabiam com todos os que encontravam. Saia e compartilhe sua fé com alguém. Chame alguém de volta. Não tenha medo de falar.
6.Deixe o Espírito Santo feliz. Passe algum tempo servindo a Deus ao servir aos outros. Execute trabalhos de misericórdia corporais ou espirituais em sua casa e/ou comunidade. Reze uma oração ao Espírito Santo.
7.Passe algum tempo agradecendo à Trindade. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é pegar seu terço e simplesmente dizer: “Obrigado, Deus-Pai” em todas as contas. Depois, “Obrigado, Jesus Cristo, o Filho” em todo o caminho do Rosário e, finalmente, “Obrigado, Espírito Santo” em todas as contas. Faça isso como parte da adoração, se possível. É difícil não se sentir cheio de gratidão quando terminar o exercício.
Tenha um excelente Pentecostes!
Via Aleteia
Comments0