ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Leitura bíblica: Rm 12,5
A Igreja é o povo de Deus. Com ela, Jesus fez a Nova e Eterna aliança no seu sangue. A palavra “Igreja” significa assembléia. É um povo reunido na fé, no amor e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo. Os apóstolos reuniam a comunidade cristã para ouvirem a Palavra de Deus, orar e celebrar a Eucaristia.
A Igreja é comparada a um corpo cuja cabeça é Jesus Cristo e os membros somos nós. Assim, como cuidamos do nosso corpo, precisamos também cuidar da Igreja: rezando por ela; participando da Liturgia e dos sacramentos e colaborando com suas necessidades.
O que podemos fazer de bom pela igreja realiza-se nos seus mandamentos que são:
1º – PARTICIPAR DA MISSA AOS DOMINGOS E DIAS SANTOS DE GUARDA.
Quem ama a Jesus participado banquete eucarístico – a Missa – sempre nos dias de preceito, aos domingos, e também nos seguintes dias de guarda:
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo: 25 de dezembro;
Solenidade da Santa Mãe de Deus: 1º de janeiro;
Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, em data variável, sempre, porém, numa quinta-feira;
Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria: 8 de dezembro.
2º CONFESSAR-SE, AO MENOS, UMA VEZ A CADA ANO.
Um católico consciente sabe que é capaz de errar e precisa do perdão que Deus dá através do Sacramento da Reconciliação e Penitência, por isso procura confessar-se várias vezes. Mas há alguns que se descuidam. A estes, a Igreja lembra o dever de confessar-se, ao menos, uma vez a cada ano.
3º COMUNGAR AO MENOS PELA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO.
A melhor maneira de celebrar a Páscoa da Ressurreição é comungando, recebendo Jesus Ressuscitado. Desde que esteja bem preparado, o cristão comunga sempre que participa da Missa.
4º JEJUAR A NÃO COMER CARNE QUANDO A IGREJA MANDA.
Na Quarta-Feira de Cinzas e na sexta-feira santa meditamos mais sobre a Paixão de Jesus. A Igreja pede, então, que o fiel faça jejum e abstenha-se de comer carne nestes dias.
5º AJUDAR NAS NECESSIDADES DA IGREJA.
O cristão deve ajudar a Igreja de acordo com suas possibilidades. Essa ajuda material pode ser feita colaborando financeiramente com o dízimo, ou dando do seu tempo nos vários serviços e atividades da comunidade.
Quando praticamos, por amor à igreja, os Mandamentos que ela nos dá, vivemos melhor nosso compromisso do Batismo e nossa fé se fortalece.
Através dos mandamentos da Igreja, colocamos em prática os mandamentos da Lei de Deus.
Atividade
1. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, de modo a completar as frases:
a) Participar da santa Missa…
b) Confessar-se…
c) Comungar…
d) Jejuar e não comer carne…
e) Ajudar nas necessidades da Igreja…
( ) …de acordo com as suas possibilidades.
( ) …pelo menos na Páscoa.
( ) …aos domingos e dias santos de guarda.
( ) …ao menos uma vez por ano.
( ) … quando a Igreja manda.
Gesto concreto:
Procure observar em sua comunidade como as pessoas procuram ajudar a Igreja. Escreva o que você observou. Se quiser, procure entrevistar algum cristão bem comprometido.
Elaborado por: Matriz Nossa Senhora Auxiliadora
Bom dia , que a paz do senhor Jesus esteja com todos nós , amém.essas postagem de vcs são excelente para nós catequistas , obrigada.
Boa tarde a todos… Estou conhecendo o site agora.. é ótiom !.. Parabéns!
Este site me ajudou muito.
desejo atividades para primeira comunhao. aguardo de alguma catequista que quira contribuir comigo . obrigada
e maravilhoso ouvir e aprender a palavra do Senhor
Jesus te amo demais.
Verdade Soraya Cristina