ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Os anos de silêncio em Nazaré da Galiléia
Acolhida: Como foi a Semana? Cumprimos o compromisso da semana passada de acolher bem as pessoas?
Oração Inicial: Espírito Santo
Trabalhando o tema:
Vimos que Jesus veio ao mundo como nós, nasceu como humano, o que antes era verbo, agora se fez homem e veio habitar entre nós.
Quando Jesus veio ao mundo, ele nasceu da Virgem Maria e com o passar dos anos, ele foi se desenvolvendo como qualquer criança, descobrindo as coisas, aprendendo a falar, andar, etc. Como todos nós. Ninguém podia imaginar que o “filho do carpinteiro” fosse Deus.
Naquela época era costume apresentar a criança no templo, lugar de oração; assim como hoje quando nasce uma criança, os pais a trazem para a igreja e o Padre apresenta essa criança para a comunidade.
Quarenta dias após o nascimento do Menino, Maria e José levaram-no a Jerusalém (vamos ver o mapa na pg 6) para o apresentarem ao Senhor, aconteceu um fato, havia em Jerusalém um velho, chamado Simeão, homem justo e temente a Deus, a quem o Espírito Santo tinha revelado que não morreria antes de ter visto o Salvador. Levado por inspiração divina, Simeão foi ao templo. Recebeu o Menino Jesus nos a Deus, noite e dia, em jejuns e orações. seus braços e louvou a Deus, dizendo: “Agora posso morrer em paz porque os meus olhos viram o Senhor”.
Também havia em Jerusalém uma piedosa viúva de 84 anos, chamada Ana. Servia apareceu também nessa ocasião e pôs-se a louvar ao Senhor.
Então depois de Maria e José apresentar Jesus no templo eles partiram de volta para Nazaré (vide mapa pg6), cidade em que Maria morava quando engravidou. A Sagrada família, então ficou morando em Nazaré.
Nazaré já estava nos planos de Deus, ela era uma cidade muito pequena, e os moradores eram humildes, simples, viviam basicamente da agricultura, vinha e oliva e muitos esperavam que Salvador iria vir meio a riqueza, mas Deus mostrou que a simplicidade e o coração puro é mais precioso.
Como Deus tinha preanunciado através dos profetas, Jesus ia-se chamar Nazareno, que em grego quer dizer consagrado por excelência; e por Ele viver em Nazaré com seus pais, Jesus ficou conhecido como Jesus de Nazaré.
Quando falamos em anos de silencio, é porque Jesus estava se desenvolvendo como criança, Ele cresceu, estudou, ia à Sinagoga (lugar religioso dos judeus, como se fosse uma igreja), ajudava seu pai na carpintaria, ouvia e seguia os ensinamentos de sua Mãe, era obediente e esforçado.
Mesmo pequeno, com 12 anos ele sabia de sua missão. Vamos ler Lucas 2,42-50
Nessa leitura podemos ver que Jesus começa a preparar seus pais de que ele tem uma missão a cumprir, a de Salvador. Maria muito atenta, guarda consigo as palavras de Jesus. E Jesus viveu sua infância e juventude obediente aos seus pais até tornar-se adulto.
Brincadeira da Família ( O pai mandou ):
Temos que ser obedientes aos nossos pais, vamos brincar de “O pai mandou”, a catequista vai dizer algo para todos fazerem e se ela disser o pai mando antes da ação todos tem que fazer, porém se ela disser somente a ação não é pra fazer. Exemplo: O pai mando pular ( todos devem pular ), e sentar ( não podem sentar ), as crianças que errarem vão saindo.
Lista de ações:
O pai mandou pular,
O pai mandou correr,
O pai mandou parar,
Agachar
O pai mandou ficar com um pé
Com o outro
O pai mandou balançar a cabeça
O pai mandou balançar os braços
Agora os pés
O pai mandou imitar sapo
O pai mandou assoviar
O pai mandou bater palmas
E bater os pés
O pai mandou dançar
O pai mandou levantar os braços
O pai mandou cutucar o amigo
Abraçar
O pai mandou pular pra esquerda
Pra direita
O pai mandou imitar um avião
uma borboleta
O pai mandou abraçar
O pai mandou dar as mãos
Pular
Comments0