ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Deus nos deu muitas formas de expressar as emoções que temos no coração. Muitas vezes, a nossa cultura nos manda reprimir essas emoções, especialmente se elas nos levam a chorar. O mundo quer nos fazer crer que o choro é mostra de fraqueza e derrota.
Mas a Palavra de Deus não apenas diz que o choro é parte necessária da vida, mas também que é uma forma saudável de aliviar a alma do sofrimento, da dor, da raiva, da frustração, da felicidade, da alegria. Em João 11,35 lemos uma frase extraordinária, em se tratando de Deus: “Jesus chorou”. Ele, a Fonte da nossa força e da nossa cura, chorou.
Para o Papa Francisco, mostrar o pranto do coração mediante o dom das lágrimas é uma graça. Há até quem fale de uma “Teologia das Lágrimas”: o próprio papa fala dela com frequência. Suas palavras nos lembram que chorar não é coisa de fracos.
A seguir, nove frases do Papa Francisco sobre o dom de chorar:
1. “Também nos fará bem pedir a graça das lágrimas, para este mundo que não reconhece o caminho da paz. Peçamos a conversão do coração“.
2. “Sem chorar, sem chorar de coração, nunca se poderá entender esse mistério. É o choro do arrependido, o choro do irmão e da irmã enxergam tantas misérias humanas e as enxergam em Jesus, mas de joelhos, chorando, e nunca sozinhos, nunca sozinhos!”
3. “Certas realidades da vida só podem ser vistas com os olhos limpos pelas lágrimas“.
4. “Quantas lágrimas são derramadas a cada instante no mundo; uma diferente da outra; e, juntas, elas formam como um oceano de desolação, que invoca piedade, compaixão, consolação“.
5. “Nós precisamos de misericórdia, da consolação que vem do Senhor. Todos precisamos; é a nossa pobreza, mas também a nossa grandeza: invocar a consolação de Deus, que, com a sua ternura, vem secar as lágrimas do nosso rosto“.
6. “Se Deus chorou, eu também posso chorar, sabendo que sou compreendido. O pranto de Jesus é o antídoto contra a indiferença pelo sofrimento dos meus irmãos. Aquele choro ensina a tornar minha a dor dos outros, a ser participante do infortúnio e do sofrimento de todos os que vivem nas situações mais dolorosas“.
7. “No momento da perda, da emoção e do pranto, emerge do coração de Cristo a oração ao Pai. A oração é o verdadeiro remédio para o nosso sofrimento“.
8. “Do lado de cada cruz está sempre a Mãe de Jesus. Com o seu manto, ela enxuga as nossas lágrimas. Com a sua mão, ela nos ajuda a levantar e nos acompanha no caminho da esperança“.
9. “Se vocês não aprenderem a chorar, vocês não poderão ser bons cristãos. E isto é um desafio“.
Texto original de Becky Roach
Por Aleteia
Comments0