ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Na última segunda-feira, 20 de julho, a Família Carmelitana e todo o povo de Deus celebraram a Solenidade de Santo Elias e os 300 anos de ereção canônica da Província Carmelitana dedicada ao pai inspirador do Carmelo. O Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm., presidiu a Santa Missa em Ação de Graças, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro (RJ), com transmissão, ao vivo, pelas redes sociais. Concelebraram, o Terceiro Conselheiro e pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Vila Kosmos, Frei Fernando Bezerra Leite, O.Carm.; o Promotor Vocacional, Frei Marlom Francis, O.Carm.; e o Reitor da Igreja, Frei Eduardo Ferreira, O.Carm. A Eucaristia contou, ainda, com os serviços do Frei Bruno Schröder, Delegado para a Ordem Terceira e Diretor da Associação Beneficente São Martinho.
“Hoje é o dia do pai inspirador da Ordem do Carmo e nesta celebração nós rezamos em ação de graças pelos 300 anos da Província Carmelitana de Santo Elias. É claro que não é a existência dos 300 anos dos carmelitas no Brasil, pois os carmelitas chegaram ao país em 1580, portanto, já bem antes estavam presentes em nosso território brasileiro. Mas em 1720 houve a ereção canônica e a Província que, até então, pertencia a Vice-Província de Portugal, ganha sua independência. Rezamos em ação de graças por essa história tão bonita de nossa Província e nos unimos em oração com todas as casas de nossa Província, que recordam a nossa presença no Brasil”, disse o Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.
O Terceiro Conselheiro da Província e pároco da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Vila Kosmos, Frei Fernando Bezerra Leite, O.Carm., também trouxe uma palavra de entusiasmo e reforçou a importância de todos nessa trajetória tricentenária, mas que traz consigo a jovialidade e a vitalidade do Carmelo.
“Muito já foi dito sobre a nossa Província neste tempo em que ela celebra seus 300 anos de ereção canônica. Uma história com a colaboração e participação direta de muitos frades, mas, também, de muitos irmãos leigos que colaboram nas nossas comunidades, numa tentativa de levarmos adiante a missão do profeta Elias: revelar Deus presente no meio de nós. A nossa missão é justamente viver esse ideal de revelar Deus onde estivermos e, sem dúvida alguma, nesta missão, os fiéis de nossas comunidades colaboram diretamente, assim também como vários benfeitores que nos ajudam a levar adiante essa missão tão importante, principalmente, nos dias de hoje, em uma sociedade marcada por sinais da não presença de Deus, pois somos chamados a ser presença de Deus. E não conseguiríamos realizar essa missão sem a participação de todos. Que o Profeta Elias nos inspire sempre e nos motive para que avancemos sempre sem jamais desanimar e sem jamais desistir. Que a Virgem do Carmo, Mãe do Carmelo, também nos motive, pois o mundo e o Brasil precisam do nosso trabalho enquanto religiosos carmelitas, e que essa história continue a produzir muitos frutos para o bem do povo de Deus”, desejou Frei Fernando Bezerra.
Ainda durante a celebração, os frades carmelitas realizaram a ‘Benção dos Pães’ e os distribuíram aos colaboradores da Província Carmelitana de Santo Elias que participaram da Santa Missa, seguida de um almoço comemorativo no Salão da Igreja. Em todas as Comunidades Carmelitanas a Solenidade de Santo Elias e os 300 anos de ereção canônica da Província foram celebrados liturgicamente e com grande alegria.
Assista a Celebração Eucarística:
https://www.facebook.com/adailsonquintino/videos/1213740765639159
Comments0