ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
O lema da edição deste ano da Semana Nacional do Migrante é: “Braços abertos sem medo de acolher”, enfatizando o discurso do Pontífice no lançamento da campanha, no mês de setembro de 2017, quando o Papa Francisco convocou a todos para caminharmos junto dos migrantes, propondo como a Igreja deve responder aos desafios atuais e urgentes quanto à acolhida dos refugiados e migrantes nos dias atuais.
No Ângelus do último domingo (17/06), o Papa Francisco fez votos de que os países que estarão envolvidos nas consultas para adotar um Pacto Mundial sobre refugiados, “cheguem a um acordo para assegurar, com responsabilidade e humanidade, assistência e proteção a quem é obrigado a deixar o próprio país”.
Sobre o Dia Mundial do Refugiado, o Pontífice também destacou o fato da data, promovida pelas Nações Unidas, ser uma oportunidade para “chamar a atenção para o que eles vivem, muitas vezes com grande ansiedade e sofrimento, os nossos irmãos forçados a fugir de suas terras devido a conflitos e perseguições. Um dia que, este ano, é o centro das consultas entre os governos para a adoção de um Pacto Mundial sobre Refugiados, que deve ser adotado em até um ano, como aquele para uma migração segura, ordeira e regular”.
O Santo Padre fez também um apelo à solidariedade a cada um de nós:
“Mas também cada um de nós é chamado a estar perto dos refugiados, a encontrar momentos de encontro com eles, a acolher e a valorizar sua contribuição, para que também eles possam se integrar melhor nas comunidades que os recebem. Neste encontro e neste recíproco apoio e respeito, está a solução de muitos problemas”.
Por meio de um tweet o Papa Francisco recordou o drama das migrações, relançando a campanha da Caritas “Share the Journey”, em favor dos migrantes: “Compartilhemos com gestos concretos de solidariedade o caminho dos migrantes e dos refugiados. #sharejourney http://journey.caritas.org/gwa18/”.
A Cáritas Brasileira promoveu, de 12 a 14 de junho, em Brasília (DF), o Seminário Internacional de Migrações e Refúgio, com o tema: “Caminhos para a cultura do encontro”.
Participaram migrantes e refugiados que vivem no Brasil, representando cerca 50 países, além do arcebispo de Manila, Filipinas, e presidente da Cáritas Internacional, Cardeal Luis Antonio Tagle, agentes Cáritas, Igrejas Cristãs, denominações religiosas, agentes de pastoral, agências de cooperação e governos, no total de 200 pessoas.
O objetivo do Seminário foi refletir sobre a realidade das pessoas migrantes e refugiadas, na perspectiva global e local, para assim oportunizar a criação e fortalecimento de redes de organizações das Igrejas, denominações religiosas, sociedade civil e governo que atuam junto aos migrantes a refugiados. A proposta é mobilizar as forças existentes na direção do que o Papa Francisco afirma como ações necessárias na garantia dos direitos e da dignidade das pessoas em situação de migração e refúgio: acolher, proteger, promover e integrar.
Fonte: Vatican News e Cáritas Brasileira
Comments0