ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Missas, novenário e carreatas marcaram a Festa do Carmo em todas as paróquias e igrejas sob o cuidado dos freis da Província Carmelitana Fluminense. As missas estiveram lotadas durante todo dia. Os fiéis puderam, além de participar da Santa Missa, realizarem seus atos de devoção e muitos receberam a imposição do escapulário de Nossa Senhora do Carmo, e percorreram as ruas do bairro em procissão, dando testemunho público de sua fé.
“O dia 16 é um dia de grande júbilo para toda a família carmelitana. Celebrar a festa de Nossa Senhora do Carmo é celebrar o sopro de renovação da nossa vida e a revitalização da fé. A família carmelitana é chamada a de fato fazer deste dia um grande itinerário espiritual. É tempo de mais uma vez renovarmos nossa consagração, renovarmos o nosso sim a Deus, nos apresentando mais uma vez a Jesus para a construção de um mundo novo pautada pela esperança, pela alegria.”, disse o Prior Provincial, Frei Adailson dos Santos, O.Carm.
Em sua mensagem, o Prior Geral da Ordem, Frei Míċeál O’Neill, O.Carm, reflete sobre o dom do Carmelo, que nos oferece a motivação mais profunda para trabalhar pela paz.
“O Monte Carmelo representa para nós um lugar de encontro místico e fraterno, onde os irmãos alcançaram um conhecimento mais profundo de Deus e dos outros através de sua vida de solidão e comunidade, meditando dia e noite na lei do Senhor. Este também é o nosso caminho. Sob a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, em honra de Jesus Cristo, através de nossa solidão e junto com nossos irmãos, construímos juntos com eles uma cultura de paz para fazer nascer uma Palavra de Paz ao mundo”
Segundo as Constituições da Ordem do Carmo, os carmelitas encontram em Maria tudo aquilo que esperam e desejam ser, ela é modelo perfeito de escuta da Palavra, silêncio orante, contemplação, serviço e fraternidade. Que como Santa Teresinha do Menino Jesus escreveu em seu poema “Porque te amo Maria”, possamos também dizer: “Faz-me sentir que não é impossível seguir os teus passos, ó Rainha dos eleitos. O estreito caminho do Céu, tornaste-o visível, praticando sempre as mais humildes virtudes”.
Confira como foram as celebrações em algumas paróquias e comunidades:
Angra dos Reis – Rio de Janeiro
Vila Kosmos – Rio de Janeiro
Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro – Rio de Janeiro
Basílica Nossa Senhora do Carmo – São Paulo
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Mogi das Cruzes
Igreja Nossa Senhora do Carmo – ITU/SP
Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Carmo – Brasília
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Unaí
Paróquia Nossa Senhora Medianeira – Rio Grande do Sul
Comments0