ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Província Carmelitana Fluminense realiza seu retiro anual de 1 de agosto a 4 de agosto, na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte (MG). O pregador deste ano é o padre jesuíta Carlos Alberto Contieri.
Na missa de abertura, que aconteceu ontem, o Prior Provincial, Frei Adailson dos Santos, O.Carm, destacou que o retiro anual é uma graça da qual os frades são chamados a participar com ânimo generoso e coração aberto para acolher a renovação que o Espírito Santo traz a cada um.
“Conforme indica as constituições da Ordem, a Trindade Santa atraiu-nos a comunhão consigo e entre nós através da fé, da caridade e da esperança. Essas virtudes experimentam-se, nutrem-se e exprimem-se na oração, quando voltamos a nossa atenção para Deus em adoração e amor, em escuta obediente, arrependimento sincero e na súplica carregada de esperança. A oração é fruto da ação da Espírito Santo em nós e em nossa vida. Ele nos sugere palavras quando não sabemos, guia-nos em unidade com toda a Igreja e ajuda-nos a aprofundar a experiência de intimidade com Deus. A tradição carmelita é formada pela experiência concreta através de sua história. Essa experiência conta a presença amorosa de Deus na vida do carmelita e com o salmista somos chamados a enaltecer e exaltar juntos seu Santo Nome, a saborear e ver que o Senhor é bom, e que feliz é o homem que Nele se refugia”
Ao final da Santa Missa, Frei Adailson, exortou os confrades ao longo da semana a estarem atentos aos apelos de Deus através da escuta, do silêncio e da oração. E motivou a rezarem por todos os paroquianos, amigos e a família do Carmelo.
“Que possamos viver este tempo da graça de Deus, tempo de recolhimento e da escuta da Palavra. Busquemos através da oração essa intimidade com o Senhor”
O retiro oferece aos frades a oportunidade de se aprofundarem em diversos temas relativos à espiritualidade carmelitana e à vida religiosa, como a misericórdia, a Virgem Maria, a fraternidade dentro da Ordem do Carmo e a dimensão do carmelita como um homem de profunda oração.
Comments0