ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
A Basílica Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo, recebeu o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, no dia 2 de fevereiro, festa litúrgica da Apresentação do Senhor e data em que a Igreja celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada. Dom Odilo presidiu uma missa com a participação dos religiosos e religiosas que vivem e atuam na Arquidiocese de São Paulo.
A Eucaristia foi concelebrada pelos bispos auxiliares de São Paulo, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Dom Jorge Pierozan e Dom Ângelo Ademir Mezzari, este último Bispo Referencial para a Vida Consagrada, na Arquidiocese; e, também, pelo Monsenhor Carlos Silva, nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, que receberá a ordenação episcopal no próximo dia 13. Concelebraram, ainda: o Prior Provincial da Província Carmelitana de Santo Elias, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.; o Frei Thiago Borges, O.Carm., e o Coordenador Regional da CRB-SP, Padre Rubens Pedro Cabral.
“Os consagrados a Deus nos diversos carismas da Vida Religiosa Consagrada têm a missão especial de fazer resplandecer a luz de Cristo e do Evangelho no mundo, através de sua forma de vida e do testemunho de sua ação”, escreveu o arcebispo na carta convite que enviou a todos os religiosos.
Esse, também, foi o direcionamento de sua homilia:
“O sentido da vida consagrada é uma bênção nas suas múltiplas expressões, na pregação do Evangelho, muitas vezes sem palavras, tão necessária na atualidade. Carismas que se renovam segundo as necessidades do tempo e pelo sopro do Espírito Santo”, afirmou.
Ao final da Santa Missa, o coordenador regional da CRB-SP, fez uma saudação a todos os religiosos, na qual afirmou que em meio a tantas dificuldades e desafios, a vida consagrada continua a construir o bem comum, através das instituições que administram, tais como escolas, hospitais, paróquias, creches e tantas outras. “A criatividade de iniciativas marca uma presença anunciadora da possibilidade de uma realidade mais humana, reconstruindo e regenerando vidas, para que o Reino de Deus se torne mais visível”, pontuou.
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO
Comments0